Notícias
UFDPar obtém excelente conceito em sua primeira avaliação no Índice Geral de Cursos do MEC
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram a avaliação dos cursos e das instituições de educação superior públicas e privadas do país. A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) obteve um excelente conceito em sua primeira avaliação com a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) obtida na última avaliação ENADE/2021.
A nota do IGC varia de 1 a 5, as notas 4 e 5 são consideradas indicadores de excelência, enquanto a nota 3 indica qualidade satisfatória. Instituições que ficam abaixo de 3 ficam classificadas como insatisfatórias e, com isso, não conseguem se expandir, ou seja, não podem construir novos campi nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Além disso, cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas. Os indicadores servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.
O IGC integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Entre outras variáveis, considera a média dos CPCs do último triênio do Enade (2019, 2020 e 2021) relativos aos cursos da instituição avaliados. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Os Cursos de Licenciatura da UFDPar, Pedagogia, Ciências Biológicas e Matemática avaliados nessa edição, também obtiverem ótimas notas no Conceito Preliminar de Curso, com conceitos 04 (Pedagogia e Ciências Biológicas) e 03 (Matemática).