Notícias
UFDPar integra rede de pesquisa do programa CYTED
Na última sexta-feira (12/05), ocorreu a primeira reunião da Rede de Desenvolvimento de Genossensores para Alvos Farmacogenômicos no Sistema Nervoso Central (GEnoPsySEn). Essa rede é financiada pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), criado pelos governos dos países ibero-americanos com o propósito de promover a cooperação em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento harmonioso da Ibero-América.
Foto: Reunião da Rede de Desenvolvimento de Genossensores para Alvos Farmacogenômicos no Sistema Nervoso Central (GEnoPsySEn).
A Rede GEnoPsySEn é composta por 10 grupos de pesquisa, distribuídos em 3 instituições da Península Ibérica (Portugal e Espanha) e em 7 instituições americanas no Brasil, Argentina, Colômbia, El Salvador, México, Paraguai e Uruguai. Além disso, a Rede também conta com a participação de uma empresa de biotecnologia na Argentina e de uma empresa de ação social na área da saúde mental na Espanha.
No Brasil, a coordenação da Rede GEnoPsySEn é realizada pelo professor Dr. Giovanny Pinto, em conjunto com a professora Dra. Durcilene Silva, ambos da UFDPar, que contam ainda com a colaboração dos professores doutores Hygor Fernandes (IFPI), Joilson Ramos (FAHESP) e Rommel Burbano (UFPA).
Como objetivo principal, a Rede GEnoPsySEn pretende contribuir para o desenvolvimento científico e socioeconómico da região Ibero-Americana, por meio de mecanismos de cooperação que procurem resultados científicos e tecnológicos transferíveis para os sistemas de Saúde Pública dos países envolvidos – com foco no desenvolvimento de genossensores descartáveis para a detecção de variações genéticas que influenciem a resposta de fármacos utilizados em doenças neuropsiquiátricas.
Para saber mais: acesse aqui