Notícias

UFDPar Integra o World H‑Index Ranking da AD Scientific Index

publicado: 24/07/2025 08h52, última modificação: 24/07/2025 08h52

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) passa a integrar o World H‑Index Ranking, elaborado pela plataforma internacional AD Scientific Index. A listagem apresenta dados de mais de 2,6 milhões de pesquisadores vinculados a 24.500 instituições em 221 países. Entre as 213 universidades brasileiras incluídas no ranking, a UFDPar figura na 132ª posição nacional, com base nos indicadores de produtividade e impacto científico dos trabalhos desenvolvidos por seus pesquisadores.

O AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index), criado em 2021, é uma ferramenta de análise e ranqueamento acadêmico que utiliza métricas extraídas do Google Scholar e utiliza o H‑Index, uma métrica que mede tanto a produtividade quanto o impacto de um pesquisador, considerando o número de publicações e as respectivas citações.

A inserção da UFDPar no ranking reforça o papel das universidades públicas federais como pilares da ciência no Brasil. Mesmo sendo uma instituição jovem (criada em 2018), a UFDPar já se destaca pelo impacto da produção de seu corpo docente.

A UFDPar aparece com 33 pesquisadores listados, alguns destacam-se por estarem entre os 10 mil mais bem colocados do Brasil. Abaixo, os dez mais bem posicionados:

H-Index total e dos últimos 5 anos: avalia produtividade e impacto duradouro; i10-Index: número de publicações com ao menos 10 citações; Total de citações: visibilidade global da produção científica. (Dados obtidos em 22/07/2025).

A lista completa de pesquisadores da UFDPar pode ser acessado em: AD Scientific Index – UFDPar

A presença de pesquisadores da UFDPar no ranking reflete a visibilidade de suas publicações científicas na plataforma Google Scholar, principal fonte de dados da AD Scientific Index. Os dados apresentados são públicos e podem ser consultados diretamente na plataforma pelos próprios pesquisadores ou por qualquer interessado.

A PROPOPI (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação) reconhece o empenho do corpo docente, discente e técnico em elevar o nome da Universidade e reafirma o compromisso com políticas de estímulo à produção científica de excelência.

Considerações sobre o H‑Index:

O H‑Index é um importante indicador da trajetória de impacto acadêmico de um pesquisador. No entanto, seu uso deve ser sempre contextualizado e associado a critérios qualitativos, como relevância social da pesquisa, inovação e interdisciplinaridade.

A presença da UFDPar no ranking é um indicativo da qualidade da pesquisa realizada na instituição, mas também convida à reflexão contínua sobre como ampliar esse impacto com equidade e compromisso social.

A presença da UFDPar como instituição presente nos resultados do indicador é resultado das ações da PROPOPI que tem motivado aos seus pesquisadores a vincular à UFDPar ao Google Acadêmico.

Nota explicativa:

Nem todos os pesquisadores da UFDPar aparecem na listagem da AD Scientific Index. Isso ocorre por diversos motivos metodológicos e operacionais informados pela plataforma, tais como: a inclusão no ranking depende da existência de um perfil público e ativo no Google Scholar; os dados são processados por meio de verificação automatizada e manual, o que pode excluir perfis com inconsistências, duplicidades ou ausência de informações mínimas; perfis ocultos, deletados ou recém-criados podem não ser contabilizados. Entretanto, segundo a AD Scientific Index a qualquer momento, pesquisadores podem solicitar inclusão ou atualização por meio da própria plataforma.