Notícias
UFDPar institui Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho
Como parte das ações de gestão de pessoas, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) institui a Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PPSQVT).
O documento, publicado no Boletim de Serviço do dia 23 de março de 2023, aponta conceitos, fundamentos e práticas que objetivam orientar a promoção à saúde e qualidade de vida, a prevenção de agravos e estratégias de cuidado no trabalho para os servidores e colaboradores, fomentando o bem-estar no ambiente de trabalho e contribuindo para a efetividade da função social da instituição.
O documento é norteado por nove princípios e ainda por diretrizes e ações estruturantes. “A instituição da Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho é um marco para a UFDPar porque ela vem nortear o desenvolvimento das ações de promoção do bem-estar no ambiente de trabalho e reforçar a importância da temática de promoção à saúde, que é trabalhada numa concepção holística, considerando o indivíduo de forma integral, de modo a propiciar uma qualidade de vida no trabalho que transcenda a prática curativa, considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.
Como ações estruturantes, está previsto a realização de Pesquisa de Clima Organizacional na UFDPar, Pesquisa de Agravos à Saúde do Servidor e a busca periódica de dados que sirvam de subsídio para o desenvolvimento de programas, projetos e ações. Serão celebradas parcerias e realizado articulações com a Rede de Atenção à Saúde municipal e estadual, bem como com os dispositivos de saúde da própria Universidade ou ligados a ela, como clínicas-escola, laboratório e policlínica. Também serão promovidas iniciativas de prevenção ao assédio moral e sexual e a quaisquer formas de preconceito no âmbito da UFDPar.
A política deverá nortear e subsidiar o planejamento dos programas, editais, projetos e ações com vistas à Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores e colaboradores.
Destaca-se ainda que a referida política, em seu artigo 17, determina que deverá ser destinado um percentual da carga horária semanal aos servidores e colaboradores para que estes participem das ações dos projetos vinculados ao PPSQVT. Recomenda-se o percentual de até 2,5% da carga horária semanal de desempenho de atividades laborais.
A Resolução nº 42/2023 do Conselho Universitário (CONSUNI) que institui a PPSQVT foi aprovada no dia 02 deste mês, e entrará em vigor em 03 de abril.