Notícias

UFDPar institui Grupo de Trabalho para implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)

publicado: 08/10/2025 09h21, última modificação: 08/10/2025 09h21

Por meio da PORTARIA Nº 310/2025 - GR de 06 de outubro de 2025, o Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) instituiu o Grupo de Trabalho de Reconhecimento de Saberes e Competências (GT-RSC/UFDPar), com a finalidade de preparar a instituição para a futura implementação do sistema de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) voltado aos servidores Técnico-Administrativos em Educação.

A criação do GT-RSC representa uma ação estratégica da Universidade, que busca se antecipar à aplicação das normas e diretrizes que regulamentarão o novo modelo de reconhecimento profissional, o qual valorizará a trajetória formativa e as experiências individuais e laborais dos servidores. O objetivo é assegurar que o processo de implantação ocorra de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de equidade e valorização do desenvolvimento profissional da categoria.

Entre as atribuições do grupo estão: realizar estudos sobre a legislação nacional vigente, propor a regulamentação interna da UFDPar, definir critérios e procedimentos para avaliação e concessão do RSC, além de subsidiar a Administração Central nas tratativas com a Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Ao término dos trabalhos, o GT deverá apresentar um relatório com propostas de encaminhamento e recomendações para a efetiva implantação do sistema.

“O Grupo de Trabalho representa um passo importante rumo à valorização dos servidores técnico-administrativos, que são fundamentais para o funcionamento e o crescimento da nossa universidade. Reconhecer seus saberes e experiências é reconhecer também a força que sustenta o cotidiano institucional”, destacou o Reitor da UFDPar.

A UFDPar reforça que o processo será conduzido de forma participativa e em constante diálogo com a comunidade universitária, garantindo transparência e legitimidade às etapas de construção e implementação do RSC.