Notícias

UFDPar inaugura sala de apoio à amamentação e fraldários

publicado: 28/05/2024 10h42, última modificação: 29/05/2024 08h41

Na tarde da última sexta-feira, 24 de maio, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) inaugurou uma nova sala de apoio à amamentação e fraldários, visando proporcionar um ambiente adequado para lactantes e mães que precisam trazer suas crianças para o campus universitário. A iniciativa é uma resposta às necessidades crescentes de suporte às mães da comunidade acadêmica. O Reitor da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, esteve presente para prestigiar a inauguração da sala de apoio.

Foto: Sala de apoio à amamentação e fraldário da UFDPar.

A implantação do novo espaço contou com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Prefeitura Universitária (PREUNI), que foram fundamentais na coordenação e realização do projeto. Além disso, a Liga Acadêmica de Fisioterapia na Saúde da Mulher (LAFISM) e o Projeto de Extensão Promoção e Incentivo ao Aleitamento Materno (PROAMA), que também fazem parte do Projeto Maternar no Campus, colaboraram ativamente para a concretização dessa iniciativa.

Foto: Reitor Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo e demais representantes acadêmicos durante a inauguração do novo espaço.

O Projeto Maternar no Campus, do qual a sala de apoio à amamentação e fraldários faz parte, tem como objetivo principal oferecer suporte contínuo às estudantes mães, promovendo ações que facilitem sua permanência na universidade e contribuam para o seu sucesso acadêmico. A iniciativa também inclui palestras, workshops e atividades de conscientização sobre a importância do aleitamento materno e cuidados com a saúde infantil. A inauguração marca um avanço significativo na política de apoio às mães da UFDPar, reforçando o papel da instituição como um espaço inclusivo e acolhedor para todos os seus membros.

Para ter acesso à sala, basta dirigir-se até a biblioteca e solicitar a chave e, depois do uso, devolver a chave na biblioteca, no horário das 8h às 20h. Depois desse horário, a abertura da sala pode ser solicitada com os vigilantes da área central ou no Setor de Segurança (guarita), próximo à entrada do Campus.

Encontram-se também disponíveis para utilização, os espaços destinados à troca de fraldas (fraldários), distribuídos nos seguintes locais:

- Banheiro feminino próximo aos Centros Acadêmicos, localizado no bloco 11;

- Banheiro feminino central, ao lado da biblioteca;

- Banheiro masculino central, ao lado da biblioteca;

- Banheiro feminino próximo à clínica de fisioterapia, localizado no bloco 19.