Notícias

UFDPar e SPU discutem ajustes finais para regularização de imóvel da Estação de Aquicultura

publicado: 03/09/2025 15h41, última modificação: 03/09/2025 15h41

 

Na manhã desta terça-feira (9), representantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), da Superintendência do Patrimônio da União no Piauí (SPU/PI) e da Polícia Federal participaram de uma reunião na sede da SPU em Parnaíba para definir os ajustes finais da regularização do terreno onde funciona a Estação de Aquicultura da universidade, localizada na Avenida Padre Raimundo José Vieira.

O encontro contou com a presença do reitor da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, do prefeito universitário, Moyses Barbosa da Silva Filho, do superintendente da SPU/PI, João Martins de Oliveira Neto, e do chefe da Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba, Ronaldo Marcelo Prado de Oliveira.

Com a regularização da área, a UFDPar deverá atender à solicitação da Polícia Federal para o desmembramento de uma pequena parte do terreno. O espaço será utilizado para a instalação de uma base operacional de Polícia Marítima, com acesso direto ao rio, reforçando a segurança e a vigilância na região do Delta.

Outro ponto debatido foi a possibilidade de novas cessões de terrenos da União para a expansão da universidade. Entre as áreas de interesse estão os terrenos em frente à Delegacia da Polícia Rodoviária Federal e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que podem contribuir para ampliar a estrutura física e os serviços oferecidos pela UFDPar.

Como parte de um esforço mais amplo para promover a regularização do patrimônio imobiliário da instituição, a gestão superior da universidade, com apoio da Prefeitura Universitária (PREUNI) e da Procuradoria Jurídica (PROJUR), já obteve avanços importantes. Entre eles, a obtenção do registro de um imóvel localizado no bairro Dirceu Arcoverde, próximo à BR-402, destinado à instalação do Hospital Universitário e à transferência do campus sede da UFPI para a UFDPar.

Outras providências também estão em andamento para regularizar o acervo de bens imóveis da universidade, como o Laboratório Escola de Biomedicina, o Centro de Especialidades Médicas, a Escola de Aplicação e o Museu da Vila, em Luís Correia. Esses espaços ainda apresentam pendências, como a inexistência de registros de imóveis, divergências de áreas e ausência de documentação.

A reunião representou, portanto, não apenas um passo decisivo para a Estação de Aquicultura, mas também parte de um movimento mais amplo de consolidação patrimonial e institucional da UFDPar.

registrado em: