Notícias
UFDPar é sede de conferência que debate os rumos da ciência, tecnologia e inovação no estado
Na manhã de terça-feira (19/03), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) foi sede da Conferência Territorial de Parnaíba - Planície Litorânea e Cocais, evento preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 (CECTI), com o tema: “Para um Piauí Justo, Desenvolvido e Sustentável”. A mesa de abertura do evento foi presidida pelo Vice-reitor da UFDPar, Vicente Borges, pelo coordenador local, o Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Jefferson Soares, e por representantes de instituições parceiras da conferência.
O evento em Parnaíba marca o quarto de uma série de cinco encontros estratégicos que estão ocorrendo em diferentes cidades do Piauí, como Floriano, Picos, Bom Jesus e Teresina, consolidando um processo participativo e inclusivo de construção de agendas e diretrizes para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no estado. Com o compromisso conjunto das instituições acadêmicas, governamentais e da sociedade civil, o futuro promissor da CT&I no Piauí está sendo moldado por meio de discussões como as que estão acontecendo ao longo das conferências territoriais. A mobilização de discussões e debates promovidos na Conferência busca apresentar como resultados propostas de políticas públicas a serem desenvolvidas na região.
Na cerimônia de abertura, o Vice-reitor Vicente Borges deu as boas-vindas aos participantes e destacou o papel relevante da UFDPar por meio de pesquisas e ações desenvolvidas. “A UFDPar tem um papel fundamental na promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural de nossa região, desempenhado uma função crucial como agente de transformação, impulsionando a ciência, o desenvolvimento de tecnologias, viabilizando a inovação em nosso estado, a estar sempre amparada no desejo de incluir socialmente aqueles que, por ventura, ainda estejam a margem”, evidenciou.
Para o Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Jefferson Soares, “é através deste evento que vamos mostrar quais as reais necessidades que vislumbramos como propostas do governo.” Destacou ainda como resultado do evento o alinhamento entres as instituições e estreitamento de laços entre os agentes das organizações envolvidas, contribuindo para o desenvolvimento da região.
Após a abertura no Auditório Central, a programação foi iniciada com discussões e debates entre um diversificado grupo de participantes e especialistas para discutir o futuro da ciência e tecnologia na região, organizadas em quatro eixos específicos mediados por facilitadores, sendo finalizada no turno da tarde com uma plenária para apresentação e discussão das proposições. Estas serão levadas para a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) que ocorrerá no dia 26 de março em Teresina/PI, fortalecendo ainda mais a participação democrática e a construção coletiva de políticas públicas voltadas para a ciência e tecnologia.
A Conferência Preparatória Territorial de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e organizada pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e outras instituições como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), EMBRAPA e SEBRAE, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), reunindo um diversificado grupo de participantes e especialistas.
A próxima etapa da Conferência Territorial, a última a acontecer antes do encontro estadual, está marcada para o dia 21 de março, na cidade de Teresina. Participaram do evento professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, especialistas, membros do setor produtivo, integrantes da sociedade civil organizada, mobilizadores e articuladores da comunidade científica e dos demais setores de CT&I.