Notícias
UFDPar é contemplada com 20 bolsas de Residência Multiprofissional
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPOPI) e da Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu, foi contemplada com 20 bolsas de Residência Multiprofissional financiadas pelo Ministério da Saúde. As bolsas serão destinadas a dois Programas de Residência Multiprofissional: Saúde da Mulher, com 6 bolsas, e Cuidados Intensivos, com 14 bolsas.
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher contempla três categorias profissionais — Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia — e terá como cenários de prática a Atenção Básica do município de Parnaíba (PI), o Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), incluindo seus anexos.
Já o Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos abrange quatro categorias profissionais — Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina — e contará como campos de prática a Atenção Básica de Parnaíba (PI), o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e o Hospital Nossa Senhora de Fátima.
A aprovação das bolsas ocorreu no âmbito do Edital SGTES/MS nº 7, de 16 de setembro de 2025, e foi viabilizada a partir da parceria entre a UFDPar, a Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba (PI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Parnaíba, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).
A previsão é que os Programas de Residência Multiprofissional passem a integrar o Exame Nacional de Residências (ENARE) a partir de 2026, com início das atividades previsto para março de 2027.