Notícias

UFDPar e Banco do Nordeste iniciam ações do Prodeter Quintais Agroecológicos no Piauí

publicado: 21/08/2024 14h51, última modificação: 21/08/2024 14h51

Em um importante avanço para o desenvolvimento sustentável e a soberania alimentar no estado do Piauí, a Universidade Federal do Delta de Parnaíba (UFDPar) e o Banco do Nordeste deram início às atividades do Programa Quintais Agroecológicos, uma iniciativa conjunta que visa promover alternativas evolutivas aos auxílios sociais, como o Bolsa Família, para populações rurais, incluindo camponeses, quilombolas, assentados de reforma agrária e etnias diversas.

O programa, que conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), integra um conjunto de ações de educação no campo, pesquisa participativa e etnografia, extensão emancipatória e inovação tecnológica. As atividades estão focadas na construção de conhecimentos, mobilização de políticas públicas e oferta de microfinanças voltadas para as juventudes camponesas dos territórios da Planície Litorânea, Cocais e Entre Rios.

Foto: Prof. Josenildo Souza

Desenvolvido em parceria com a Ceplates e financiado pelo Fundeci do Banco do Nordeste, o programa utiliza tecnologias socioambientais, como as Soluções Baseadas na Natureza (SBNs), que incluem tanques de aquicultura em sistema de reciculação (RAS) para a criação de peixes. Os resíduos desses tanques são utilizados para a biofertilização de pomares, roçados e canteiros agrícolas, integrados a galinheiros para a produção de ovos e carne. Essa abordagem visa apoiar a produção de alimentos saudáveis, gerar trabalho e renda, além de promover a transição agroecológica em diferentes realidades locais.

Nos próximos três anos, a meta é mobilizar mais de 5 mil projetos de unidades familiares, com o apoio de políticas públicas não reembolsáveis e microcrédito oferecido pelo Banco do Nordeste e Banco dos Cocais. Para isso, o programa também está formando profissionais extensionistas capacitados para atuar nas unidades produtivas familiares.

Na manhã de hoje, 21 de agosto de 2024, foi realizada uma reunião de disseminação na agência do Banco do Nordeste em Parnaíba, Piauí, com a presença de gestores e agentes do banco, além da equipe da UFDPar e da Ceplates. O encontro teve como objetivo priorizar as atividades econômicas a serem estruturadas, selecionar os municípios participantes, sensibilizar os colaboradores e gestores da agência, e integrar os parceiros executores do projeto.

Os municípios selecionados no território da Planície Litorânea foram:

    Aglomerado Territorial I: Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Buriti

      Aglomerado Territorial II: Luís Correia (Brejinho), Cocal da Estação, Bom Princípio e Caraúbas.

      Entre os presentes da UFDPar estavam o Prof. Josenildo Souza, a Profa. Carla Suzy Brito, a Profa. Renata Dourado e os técnicos extensionistas Antonia Vitória, Danilo Alves e Marcelo Ferreira. Representando a Ceplates, participaram Raimundo Oliveira Neto e Telma Mendes. A equipe do Banco do Nordeste foi representada pelo Coordenador Geral Francisco das Chagas, além dos agentes de desenvolvimento Genilson José Dias, José do Egito Vasconcelos e David da Paz Higino, e outros membros da agência, incluindo a coordenadora do Agroamigo, Camila Roberta, e demais funcionários do programa.

      O Prodeter Quintais Agroecológicos se configura como um importante instrumento para o fomento da soberania alimentar, produção de alimentos de qualidade, melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida nas comunidades rurais do Piauí, com um enfoque robusto na sustentabilidade e no desenvolvimento humano.