Notícias
UFDPar conquista vaga no Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) conquistou vaga como membro suplente no Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba (CBH) com mandato de quatro anos (2023 a 2027) por aclamação, juntamente com outras intuições como EMBRAPA, UESPI, IFPI e UFPI. A instalação ocorreu na última quinta-feira (08/11) no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Teresina. A UFDPar foi representada pela Professora do curso de Turismo Edvania Gomes de Assis Silva, Doutora em Geografia na Área de Concentração, Análise Regional e Regionalização.
Além de eleição do Comitê, ocorreu também a posse da Diretoria, sendo instalados como Presidente: Daniel Carvalho Oliveira Valente (SEMARH – PIAUÍ); Vice-Presidente: Francisco Teobaldo Gonçalves Marques (ASSUSA – CEARÁ); e Secretário: Bruno Américo Mezenga de Oliveira (UEMA – Maranhão). O mandato da Diretoria tem duração de dois anos (2023-2025).
Foto: Membros eleitos do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba (CBH)
Nos dias 09 e 10 de novembro, após a posse das entidades eleitas, foi realizada a Oficina de Planejamento do CBH Parnaíba. As oficinas foram conduzidas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), sob a coordenação do especialista em Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Luiz Melo. No decorrer as oficinas de planejamento, os membros do comitê definiram alguns encaminhamentos, entre eles, a realização da primeira reunião plenária, que deve ser realizada em fevereiro de 2024.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba) é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Foi instituído pelo Decreto nº 9.335, de 5 de abril de 2018. O Comitê é a instância em que devem ser discutidos, democraticamente e com transparência, os diferentes interesses sobre os usos da água na Bacia, visto que as melhores soluções para o aproveitamento e para a preservação da água têm que ser encontradas de forma coletiva e participativa.
Foto: Prof. Edvania Gomes de Assis Silva, representante da UFDPar
Mais informações sobre o Comitê e os Editais da sua construção, estão disponíveis no site.