Notícias
UFDPar conquista sua primeira Professora Titular
Os memoriais acadêmicos constituem-se em documentos que expõem a trajetória de um docente e apresentam o potencial de testemunho da experiência universitária dos professores, considerando as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Na sexta-feira (18/08), foi a vez da Professora Francilene Leonel Campos, do curso de Biologia, defender o seu memorial acadêmico e alcançar o mais alto degrau da sua carreira universitária. Tornando-se a segunda a obter o título e sendo a primeira professora.
Em uma tarde de grande aprendizado para os expectadores, marcada por emoções e eloquência, a professora Francilene consagrou-se como a primeira professora titular da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A defesa do Memorial Acadêmico conquistou 840 pontos e teve como banca, sob a presidência da primeira, a Professora Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes (UFPI), a Professora Dra. Maria Izabel Gallão (UFC), Professora Dra. Ângela Celis de Almeida Lopes (UFPI), Professor Dr. Ademir Sérgio Ferreira de Araújo e Professor Dr. Sérgio Emilio dos Santos Valente (UFPI).
“Parabéns a Prof.ª Francilene Leonel Campos pela competente e belíssima defesa do memorial acadêmico para promoção à classe de Professor Titular. Certamente que este novo ciclo que se abre em sua trajetória acadêmica, sendo a primeira a inaugurar o mais alto nível da carreira entre as docentes da UFDPar, além de inspirador, trará ainda mais força e vitalidade às contribuições no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e na gestão que realiza mas, sobretudo, fazendo germinar e esperançar nas gerações futuras o apreço pela ciência, pela produção do conhecimento, o diálogo e o respeito com os saberes populares e a transformação de vidas”, destaca o Reitor Pro Tempore, João Paulo Sales Macedo.
Emocionada, a professora Francilene agradeceu a todos que prestigiaram a defesa e dedicou o momento a sua família, em especial ao seu primo e sua mãe já falecidos: “... Perdemos recentemente um primo, ilustre professor da UESPI, falecido há meses atrás, minha mãe há dois anos, que sempre levantaram a bandeira da educação como agente de mudança, agente de transformação de um povo, de uma nação, de uma família e de uma realidade. Eu sou assim porque tive uma formação solida, que é necessária hoje em dia.”
A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado). Cada classe subdivide-se em níveis, definidos no Anexo I da Lei N° 12.863. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor poderá progredir dentro da classe, nos níveis que a compõem. Quando chegar ao último nível de cada classe, poderá passar à classe seguinte caso tenha a titulação exigida.
Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de Professor Associado, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de Professor Titular. Entretanto, o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; já na segunda, o docente irá apresentar a uma banca a defesa de um memorial ou de uma tese acadêmica inédita.
Saiba mais sobre a carreira da Profª Francilene Leonel Campos:
Atuando no ensino superior desde 2001, teve sua carreira docente iniciada na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), passando pela UFPI, hoje UFDPar. Ao longo dos 22 anos de experiência no magistério superior, desenvolveu inúmeras ações vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, buscando contribuir também com a gestão em alguns momentos. Este período esteve marcado pelo processo constante de aprendizado, oferta de vida e crescimento profissional e pessoal.
Suas atividades de ensino foram desenvolvidas nas graduações de Engenharia Agronômica, Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Fisioterapia, Psicologia, Engenharia de Pesca e Biomedicina com disciplinas ministradas, orientações de TCC, elaborações de projetos de TCC e monitorias.
Orientou cerca de 35 trabalhos de conclusão de curso, co-orientou uma tese vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI), tendo participado de mais de 34 bancas entre graduação e pós-graduação. Orientou, ainda, 16 alunos na Iniciação Científica, e coordenou 6 projetos de pesquisa. Com relação a publicação de artigos, capítulos de livros e livros, a Professora Francilene Leonel Campos contabiliza, até o momento, 21 artigos, 1 livro e 6 capítulos de livros publicados.
Na Extensão, atuou como coordenadora em 3 projetos e foi colaboradora em outros 3 projetos. Tem também considerável experiência na participação e organização de eventos, tanto presenciais quanto de forma online.
Com relação à Gestão, ocupou os cargos de chefe e subchefe do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, foi coordenadora dos trabalhos de conclusão de curso e, atualmente, está como: Coordenadora do Laboratório de Genética Vegetal e Ensino, Sub- Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (NEPECBio) e Chefe da Divisão de Integralização Curricular da Extensão (PREX-UFDPar).