Notícias
UFDPar concede os primeiros títulos de Professor Emérito
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) concedeu, nesta quarta-feira (31/05), os seus primeiros títulos de Professor Emérito a Mariano Bento dos Santos (in memoriam), José Duarte Baluz e Adilson Farias de Castro, como forma de reconhecer a dedicação e os relevantes serviços prestados ao Campus Ministro Reis Velloso. A cerimônia foi realizada no auditório Central, onde presidida pelo Reitor Pro Tempore, João Paulo Sales Macedo, integrando as comemorações alusivas aos cinco anos de criação da UFDPar. Além dos familiares e amigos, também prestigiaram o evento o vice-reitor pró-tempore, pró-reitores, coordenadores de cursos, professores, técnicos administrativos e estudantes.
Além dos homenageados, incluindo a filha do Prof. Mariano Bento, Aretusa Oliveira dos Santos, o representando, compuseram a mesa de honra o Prof. Severino Cavalcante de Sousa Júnior, proponente das honrarias na 12ª Reunião Ordinária do CONSUNI, de 26.05.2022, o Prof. Osmar Gomes de Alencar Júnior, coordenador geral da ADUFPI – Regional Parnaíba, e como oradores: a Prof.ª Maria Dilma Ponte de Brito, representando o curso de Administração; o Prof. Rogério Ferreira dos Santos, representando o curso de Ciências Contábeis; e a Prof.ª Vera Beatriz Martins Barcelar, representando o curso de Ciências Econômicas.
Após a diplomação, em sua fala, o Reitor João Paulo lamentou a demora para concessão das outorgas dos títulos pela gestão anterior. Para tanto, no intuito de evidenciar a justa correção, o Reitor enfatizou: “Um título honorífico como este, o de professor Emérito, não pode ser nunca digno de esquecimento, ou que fique sob segundo plano em nossa universidade. Por isso tenham certeza de que não descansamos um minuto, dentre as inúmeras frentes de trabalho que tivemos e que ainda temos para organizar nossa Universidade, para que tivéssemos as condições possíveis para realizar esta singela e calorosa sessão solene, com uma homenagem que significa, sobretudo, exaltar e honorificar o trabalho de ser professor, ser educador, ofício realizado entre aqueles que se destacaram e que são reconhecidos entre os seus pares!”, declarou.
O reitor João Paulo também evidenciou a importância do momento: “Esta sessão de hoje, a nossa primeira, apesar de singela mas prenhe de significados, tem um papel importante, pois foi pensada e sustentada para nos reconectar ao simbolismo que paira sobre o que seja a Universidade, enquanto instituição social e o importante valor que porta para a civilização e para a humanidade, e sobretudo para a juventude e para as gerações futuras”.
O título de Professor Emérito é concedido a professores aposentados que se distinguiram por ações de grande relevância e por sua dedicação ao ensino, pesquisa, extensão e gestão. Por suas contribuições proeminentes para a universidade e para a sociedade.