Notícias

UFDPar colabora na elaboração do primeiro edital de fomento à extensão da FAPEPI

publicado: 01/12/2022 15h01, última modificação: 05/06/2023 08h20
WhatsApp Image 2022-12-01 at 13.39.14.jpeg

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) do governo do Estado do Piauí, a pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) junto com as pró-reitorias de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) edificaram e lançaram o primeiro edital de fomento à extensão no âmbito da FAPEPI.

O lançamento do edital do Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PAPE) ocorreu nesta terça-feira (29/11) na cidade de Teresina, durante a abertura das atividades do XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) da UFPI. Estiveram presentes na cerimônia o pró-reitor de Extensão da UFDPar, Josenildo de Souza e Silva; a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Dettmam; o presidente da FAPEPI, Antônio Cardoso do Amaral; a pró-reitora de Extensão da UESPI, Ivoneide Pereira de Alencar; e a diretora de Extensão Tecnológica e Articulação Comunitária do IFPI, Samara Pereira, além de outras autoridades.

Para o pró-reitor Josenildo de Souza o edital foi: “Um trabalho fruto da ação cooperada das universidades públicas do Piauí, que articularam-se com a Fapepi e a Governadora do Estado.” O edital está aberto as Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa (IES/PI), públicas e privadas com atividades de extensão regulamentadas, localizadas no estado do Piauí, para apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos. Serão 720 mil reais para os projetos e programas de extensão nos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí, cada proposta contemplada poderá receber até 30 mil reais para auxiliar na realização desses projetos. O valor vai atender tanto em despesas, como também na aquisição de equipamentos importantes.

O objetivo é a redução das desigualdades ou vulnerabilidades sociais, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e ambiental nas diferentes microrregiões do Piauí. A promoção da formação de recursos humanos em projetos extensionistas desenvolvidos em ambientes sociais e produtivos. Além de estimular a interação da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da identificação e diagnóstico de demandas locais. Também visa promover a integração entre ações de extensão e pesquisa, além de estimular atividades de extensão tecnológica e de inovação. As inscrições iniciam no dia 1º de dezembro de 2022 até o dia 30 de janeiro de 2023 e poderá ser realizada através da Plataforma SigFAPEPI.

Confira aqui o edital!

Coordenadoria de Comunicação Institucional