Notícias

Programa de Gestão de Desempenho piloto dos técnicos-administrativos da UFDPar é aprovado

publicado: 16/02/2024 11h26, última modificação: 19/02/2024 10h37
 

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) aprovou, em 1ª de fevereiro, a proposta de resolução que estabelece as orientações e procedimentos para implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) Piloto dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação e dos Servidores em Função de Gestão, no âmbito da instituição. O documento prevê que, entre outras coisas, a possibilidade do teletrabalho na Universidade.

A proposta partiu da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) a pedido da reitoria, e que foi amplamente discutida em comissão instituída para esta finalidade. A minuta antes de sua aprovação pelo plenário do CONSUNI, órgão máximo da Universidade, foi apreciada e teve participação pela Divisão de Legislação e Normas e pela Procuradoria Federal da UFDPar.

Apesar de aprovado, o programa será avaliado por meio de um modelo piloto por um período de dois meses. “Semelhante a outras instituições federais, a ideia é implantar a partir de um programa piloto, por doze meses será avaliado qual o nível de acertos ou necessidades de ajustes para poder então avançar ou se for o caso descontinuar se na nossa universidade entender que os indicadores não foram favoráveis....” explicou o Reitor João Paulo Sales Macedo.

O reitor ainda falou sobre as expectativas do programa: “... que a gente avance no plano de metas a serem entregues em quanto produtos, avançando nos princípios da economicidade, da razoabilidade, mas também da eficácia, da eficiência e da efetividade do serviço público...”

O PGD é instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade.