Notícias

UFDPar apresenta projetos de pesquisa para produção de hidrogênio verde ao MME

publicado: 04/07/2023 14h33, última modificação: 05/07/2023 15h13
 

O Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo, acompanhado do professor Josenildo de Souza e Silva, assessor especial da Reitoria, estiveram reunidos nesta quarta-feira (28/06), no Ministério de Minas e Energia (MME), com Thiago Barral, Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento, para tratar sobre apoio a projetos de pesquisa desenvolvidos pela UFDPar.

 

O portifólio apresentado ao Ministério, é fruto do trabalho de pesquisadores do curso de Engenharia de Pesca, que de forma agrupada edificaram uma proposta de Bio-usina e Biorrefinaria de biomassa de plâncton e algas marinhas para produção de hidrogênio verde (H2V), pescado, biogás e de fertilizantes (NPK).

Os professores Sandra Helena Mesquita e Thiago Fernandes Alves e Silva, concentram pesquisas em microalgas, algas e ficocolóides (carboidratos utilizados na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia). E o professor Josenildo Souza e Silva, tem investigado como rota tecnológica, o reuso da água residual da eletrólise de H2V para a produção de pescado em sistema de recirculação de água (RAS), com a transformação de bioresíduos em insumos para o processamento de biogás, metano e fertilizante (NPK) para nutrir a agricultura sustentável.

 

A agregação dos projetos foi uma iniciativa dos professores Jefferson Oliveira e Giovanny Pinto da Propopi da UFDPar, em apoio demanda do Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, mediada pela Piauí Investi e Fapepi, com objetivo de unir esforços para fortalecer a cadeia de valor do H2V.

Os investigadores da UFDPar buscam efetivar o uso de biomassa de plâncton (fito e zoo) e resíduos da aquicultura como fonte de energia renovável, que ao contrário dos combustíveis fósseis, não aportam aumento de dióxido de carbono na atmosfera. Os projetos atuam para apoiar a diversificação da matriz energética limpa, redução do uso de fontes não renováveis e minimização do descarte inadequado de resíduos orgânicos da aquicultura.

O MME sinalizou apoiar a mediação de investimentos e a articulação de parcerias ao portfólio dos projetos unificados, assim como inclusão da UFDPar e seus parceiros na política nacional de energias renováveis.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Institucional

registrado em: