Notícias

UFDPar apresenta proposta de elaboração de Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro para a região

publicado: 05/01/2024 10h51, última modificação: 05/01/2024 10h51

 Foto: representantes órgãos governamentais e instituições de fomento.

Na manhã desta quinta-feira (04/01), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) apresentou para alguns órgãos governamentais e instituições de fomento uma proposta de elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) que deve abranger o território dos quatro municípios do litoral do Piauí (Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia). O objetivo da proposta é nortear o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas existentes, além de fomentar um futuro de crescimento sustentável desta região.

Foto: registro da reunião.

O ZEEC objetiva viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental. Este mecanismo de gestão ambiental consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis segundo as características (potencialidades e restrições) de cada uma delas.

 

Foto: registro da reunião.

 

A iniciativa foi apresentada pelo Reitor Pro Tempore, João Paulo Sales Macedo e pelo Vice-Reitor, Vicente Borges, no salão da reitoria demonstrando a importância e a necessidade da elaboração do documento, além de buscar financiamento para o início da execução da elaboração do instrumento, que deve ser liderado pelo corpo técnico de especialistas da Universidade.

 

Foto: registro da reunião.

 

Entre as instituições se fizeram presentes o Banco do Nordeste, a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Governo do Estado do Piauí: Investe Piauí, junto às suas subsidiárias, o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), que participou de forma remota. O próximo passo é a busca por financiamento para a elaboração.

 

Foto: registro da reunião.