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Servidores da UFDPar participam de imersão na UFRN para implantação do SIGAA
Servidores da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) estiveram na sede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos dias 16 e 17 de setembro, participando de uma imersão para a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), em cooperação com a UFRN.
A visita técnica, composta por uma equipe de cinco desenvolvedores da Diretoria de Sistemas e Infraestrutura de TIC, faz parte da primeira fase de implantação do sistema, que compreende o treinamento de alguns módulos. O próximo passo será a implantação efetiva dentro da UFDPar. Durante o treinamento, os servidores da UFDPar interagiram com a equipe de cooperação técnica in loco, onde puderam compreender a estrutura de implantação do sistema, o processo de implementação dos módulos e conhecer a infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição.
Com a aquisição do SIGAA, a UFDPar passará a ter seu próprio sistema acadêmico, adequado à realidade da instituição, que atenderá aos procedimentos das áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e assuntos estudantis. Esse processo foi iniciado com o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), ainda em janeiro de 2024, seguido pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) em março de 2024.
Os sistemas SIG (SIGRH, SIPAC e SIGAA) e seus sistemas orbitais são criados pela UFRN, oferecendo mais celeridade, integração, padronização, controle e transparência aos fluxos da instituição. O SIGRH tem, entre suas funcionalidades, a informatização de procedimentos de recursos humanos, como marcação e alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de frequência, concursos, capacitações, atendimentos online, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios, entre outros.
Já o SIPAC abrange desde o gerenciamento do orçamento interno até as requisições de materiais, passagens e diárias, entre outros. Além disso, informatiza o controle de almoxarifados, gestão patrimonial, compras, licitações, registros de preços, acompanhamento de empenhos, controle de obras e manutenções, aquisição de livros, faturas de água e energia, contratos e convênios, fluxo de documentos eletrônicos, registro e pagamento de bolsistas, e monitoramento das despesas com automóveis e combustíveis.