Notícias
Serviço Escola de Fisioterapia homenageia Professor Cristiano Sales da Silva (in memoriam)
A manhã do sábado, 26 de agosto, marcou a história da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e do Curso de Fisioterapia. A solenidade de descerramento da placa nomeando o Serviço Escola de Fisioterapia "Professor Cristiano Sales da Silva" aconteceu em frente ao prédio que abriga o serviço escola, contando com a presença do Reitor Pro Tempore, João Paulo Sales Macedo, da Pró-reitora de Ensino de Graduação (PREG), Eugênia Bridget, do Responsável Técnico da Clínica Escola, Kelson Sales, do Coordenador do Curso de Fisioterapia, Marcelo Coertjens, da Sra. Iraci Sales da Silva e de Eduardo Minghini Sales de Silva, mãe e filho do professor Cristiano respectivamente, além de outros professores, alunos e ex-alunos do homenageado.
Foto: Reitor Pro Tempore entregando flores a mãe de professor Cristiano. Fotógrafo: Glauber Armando.
A nova nomenclatura foi requerida pela coordenação do curso, sendo aprovada por unanimidade na reunião do Conselho Superior Universitário (CONSUNI) ocorrida no dia 27 de setembro de 2021. Professor Cristiano foi um docente dedicado, com grande participação na organização e funcionamento da clínica escola, bem como dos estágios do curso de fisioterapia. Ocupou funções como coordenador acadêmico da clínica escola, coordenador de estágios e ocupava o cargo de vice-coordenador quando faleceu, vítima da COVID-19, em maio de 2021.
Foto: Discurso do Reitor Pro Tempore no descerramento. Fotógrafo: Glauber Armando
Em pronunciamento, o reitor relembrou a trajetória e legado do professor Cristiano com sua atuação profissional na UFDPar. Sobre sua participação na solenidade, relatou: “Foi um testemunho tocante do compromisso incansável do Professor Cristiano Sales da Silva com a excelência na educação, formação e na prática da fisioterapia. Sua notável contribuição, juntamente com os demais professores, técnicos e alunos, para solidificar o Serviço Escola como o maior serviço de atendimento público em fisioterapia no Piauí são exemplos inspiradores para todos nós na comunidade acadêmica e para as futuras gerações.”
Foto: Discurso do coordenador de Fisioterapia no descerramento. Fotógrafo: Glauber Armando
O coordenador do curso, Prof. Marcelo Coertjens, destacou o exemplo de Cristiano deixado para alunos e professores do curso: “Esse nosso colega, esse nosso amigo, passou pouco tempo aqui e, mesmo com pouco tempo, plantou as sementes boas, e essas sementes estão germinando.” Kelson Sales, responsável técnico pela escola, considerou o momento muito especial e justo para o professor Cristiano, e em sua fala compartilhou um pouco de sua vivência como aluno e companheiro de trabalho, dando destaque à luta do Professor Cristiano para montar o Serviço escola de Fisioterapia.
Foto: Descerramento. Fotógrafo: Glauber Armando
Sob forte emoção, a Sra. Iraci falou sobre a dor da perda de seu filho e agradeceu a homenagem em nome de todos familiares: “Que essa homenagem seja para ressaltar o ser humano incrível que Cristiano foi como educador, como pesquisador, como pai, como filho, como esposo, como amigo. Que sua trajetória possa inspirar outros alunos e colegas e, principalmente, reafirmar o compromisso por uma formação gratuita de qualidade. Com certeza, ver seus alunos e a UFDPar crescer e se tornar uma excelência será a continuação dos seus sonhos”.
Ao fim dos discursos, foi descerrada a placa pelas mãos do Prof. João Paulo, da Sra. Iraci Sales e do Eduardo Sales, sob muitos aplausos. A solenidade ocorreu no âmbito das comemorações dos 13 anos de criação e funcionamento do Serviço Escola de Fisioterapia. O SEF foi inaugurado no dia 3 de agosto de 2010 e presta, em média, 8 mil atendimentos anualmente. O setor tem a finalidade de proporcionar infraestrutura, materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso, além de oferecer tratamento fisioterapêutico gratuito aos discentes, docentes da UFDPar e toda a comunidade parnaibana. Os atendimentos são feitos pelos alunos do oitavo, nono e décimo períodos da graduação em Fisioterapia, sob a supervisão de professores e fisioterapeutas do curso.