Notícias

SaLiPa 2024: Literatura, Arte e Cultura Celebradas em Parnaíba

publicado: 12/12/2024 18h16, última modificação: 12/12/2024 18h16

 

A 9ª edição do Salão do Livro de Parnaíba (SaLiPa) foi realizada pela segunda vez no campus da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O evento, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de dezembro, movimentou o cenário literário da cidade com uma programação rica e diversificada, celebrando a literatura, a arte e a cultura local e regional. Com o tema “Com livros há esperança, e com Esperança, Liberdade”, neste ano, o SaLiPa prestou uma homenagem especial ao poeta e escritor Alcenor Candeira Filho e à professora Sólima Genuína dos Santos, figuras fundamentais no cenário cultural de Parnaíba.

 

 

O SaLiPa 2024 se propôs a ampliar as discussões sobre a importância da leitura, da cultura e da liberdade de expressão. A abertura do evento contou com uma atração de peso: o humorista João Cláudio Moreno, acompanhado da filha, a escritora Clara Mello, ambos de renome nacional. A palestra da dupla foi um dos momentos mais aguardados da primeira noite, seguida de um show acústico da banda teresinense Janela Lateral, que embalou o público com sua música autoral.

 

Já a última noite foi marcada pela palestra “Literatura indígena: entre o passado e o agora”, do escritor e ativista indígena Daniel Munduruku, que levou o grande público em uma jornada entre culturas e saberes ancestrais. O encerramento do evento ficou a cargo do renomado cantor e compositor Marcelo Jeneci, um dos grandes nomes da música contemporânea brasileira, que se apresentou com seu novo show “Pra Sonhar”, ao lado da cantora e instrumentista Layla. Com uma voz que carrega ancestralidade e poesia, Jeneci encantou o público.

A 9ª edição do SaLiPa foi realizada pela Fundação Quixote, em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e a Associação de Diletantes da Cultura Histórica Valenciana (ADICH).

 

 

Programação Diversificada com Grandes Nomes da Literatura

 

Durante os três dias do evento, houve lançamentos de livros, bate-papos literários, rodas de conversas, mesas de debates e apresentações culturais. A programação do evento foi completamente gratuita, incluindo debates acadêmicos com escritores parnaibanos, como os "Diálogos Acadêmicos I e II", além de uma mesa sobre Esperança Garcia, com os roteiristas e quadrinistas Bernardo Aurélio e João P. Luiz, que discutiram a importância histórica e literária da figura da escravizada que ficou conhecida por sua luta pela liberdade.

 

 

Entre os palestrantes, destacaram-se nomes de renome nacional e regional da literatura e cultura, como a escritora Socorro Acioli, premiada no Ceará; o jornalista e escritor Maurício Melo Júnior, de Pernambuco; o cineasta e poeta Nirton Venâncio, também do Ceará; e o escritor indígena Daniel Munduruku, do Pará, que ficou famoso por sua participação na novela Terra e Paixão, da Rede Globo. O evento também contou com a presença de escritores locais e regionais, como membros da Academia Parnaibana de Letras e professores da UFDPar, que promoveram uma rica troca de experiências literárias. Desta forma, o evento foi acessível a todos os públicos, com destaque para a visitação de estudantes de escolas públicas. Além disso, estandes de livros estiveram disponíveis durante os dias do evento, proporcionando uma oportunidade única para adquirir novas obras.

 

registrado em: ,