Notícias
Reunião fortalece articulação com o Governo Federal para inclusão produtiva no Norte do Piauí
O reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo, e o pró-reitor de Planejamento, Prof. Osmar Gomes de Alencar Junior, participaram nesta quarta-feira, 23 de abril, de uma importante reunião no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília. O encontro foi realizado na Secretaria de Inclusão Socioeconômica e teve como objetivo discutir ações estratégicas e parcerias voltadas à inserção no trabalho e promoção da inclusão socioeconômica na região norte do Piauí.
Foto: Reunião aconteceu no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília.
Na ocasião, os representantes da UFDPar foram recebidos pelo Secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton de Farias, pelo diretor de Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho, Saumíneo da Silva Nascimento, e pelo diretor de Departamento de Apoio ao Empreendedorismo, Alison Ramon Santos e Silva.
A pauta da reunião contemplou a articulação de projetos integrados entre a universidade e o MDS, visando a implementação de políticas públicas voltadas à geração de trabalho e renda em territórios de maior vulnerabilidade. O foco está na valorização de saberes locais, no estímulo ao empreendedorismo e na construção de oportunidades sustentáveis para famílias em situação de risco social.
Durante o encontro, foram destacados programas já apoiados pelo MDS e que vêm gerando impactos positivos nos territórios, como os Quintais Agroecológicos – voltado à segurança alimentar e produção sustentável – e o Cozinha Delas, que promove a autonomia e o protagonismo de mulheres por meio da culinária e da economia solidária. A UFDPar reiterou seu compromisso com o fortalecimento dessas iniciativas, tanto por meio da extensão universitária quanto pelo apoio técnico e científico.
A universidade também apresentou propostas para a construção de novos projetos colaborativos, baseados em dados e diagnósticos produzidos por pesquisadores e pesquisadoras da instituição. A expectativa é que as parcerias com o MDS ampliem o alcance das ações e promovam transformações estruturantes no campo da inclusão produtiva no litoral e semiárido piauiense.