Notícias
Residentes da UFDPar participam de visita técnica para acompanhamento de realização de testes tuberculínicos
No mês de fevereiro de 2025, os residentes do Núcleo de Enfermagem da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) participaram de uma visita técnica para acompanhar a realização de testes tuberculínicos (PPD - Purified Protein Derivative) em parceria com a enfermeira Gildenise Monteiro Rabelo, da Prefeitura Municipal de Parnaíba (PI).
O treinamento teve como objetivo capacitar os residentes para a aplicação do teste tuberculínico, essencial para o diagnóstico da infecção latente da tuberculose (ILTB). O Ministério da Saúde brasileiro aponta que a suscetibilidade à infecção pelo bacilo da tuberculose (TB) é praticamente universal, mas a maioria das pessoas resiste ao adoecimento e desenvolve uma imunidade parcial. No entanto, alguns bacilos permanecem vivos e bloqueados pela reação inflamatória do organismo, o que caracteriza a ILTB.
Durante a visita, os residentes acompanharam a aplicação da tuberculina (PPD-RT23) por via intradérmica e a leitura da reação inflamatória (enduração) provocada pela solução. Este exame é fundamental para o diagnóstico precoce da tuberculose, principalmente em situações específicas, como no caso de crianças, onde o teste pode ser mais eficaz na detecção da doença.
A participação no treinamento fortalece a capacitação dos residentes da UFDPar, proporcionando uma experiência prática importante para o aprimoramento de suas habilidades profissionais na área de saúde pública, especialmente no combate e controle da tuberculose.