Notícias

Residentes da UFDPar participam de visita técnica para acompanhamento de realização de testes tuberculínicos

publicado: 21/03/2025 15h05, última modificação: 21/03/2025 15h05

No mês de fevereiro de 2025, os residentes do Núcleo de Enfermagem da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) participaram de uma visita técnica para acompanhar a realização de testes tuberculínicos (PPD - Purified Protein Derivative) em parceria com a enfermeira Gildenise Monteiro Rabelo, da Prefeitura Municipal de Parnaíba (PI).

O treinamento teve como objetivo capacitar os residentes para a aplicação do teste tuberculínico, essencial para o diagnóstico da infecção latente da tuberculose (ILTB). O Ministério da Saúde brasileiro aponta que a suscetibilidade à infecção pelo bacilo da tuberculose (TB) é praticamente universal, mas a maioria das pessoas resiste ao adoecimento e desenvolve uma imunidade parcial. No entanto, alguns bacilos permanecem vivos e bloqueados pela reação inflamatória do organismo, o que caracteriza a ILTB.

Durante a visita, os residentes acompanharam a aplicação da tuberculina (PPD-RT23) por via intradérmica e a leitura da reação inflamatória (enduração) provocada pela solução. Este exame é fundamental para o diagnóstico precoce da tuberculose, principalmente em situações específicas, como no caso de crianças, onde o teste pode ser mais eficaz na detecção da doença.

A participação no treinamento fortalece a capacitação dos residentes da UFDPar, proporcionando uma experiência prática importante para o aprimoramento de suas habilidades profissionais na área de saúde pública, especialmente no combate e controle da tuberculose.