Notícias
PREX participa da Oficina Nacional PET-Saúde
O Ministério da Saúde reuniu, nos últimos dias 3 e 4 de abril, representantes de instituições de ensino superior e secretarias de saúde das cinco regiões do Brasil, para a Oficina Nacional PET-Saúde: Gestão e Assistência. O programa PET-Saúde visa a integração ensino-serviço-comunidade, ofertando bolsas e aprimorando o conhecimento dos profissionais da saúde e dos estudantes de graduação na área da saúde. A oficina, realizada em Brasília (DF), teve como objetivo discutir e aprimorar os processos de trabalho no âmbito dos 142 projetos aprovados no edital da 10ª edição do programa. A Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar esteve representada pelo Tutor-Coordenador do PET-Saúde local e Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Francisco Jander de Sousa Nogueira. O evento contou também com a participação da coordenadora do projeto PET-Saúde no munícipio de Parnaíba-PI e da Educação Permanente em Saúde, Dra. Vânia Cristina Reis.
Para o Prof. Jander Nogueira, o PET-Saúde é uma importante e desafiadora política indutora no processo de consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS. Nos últimos anos o programa vem cumprindo uma grande responsabilidade no que se refere à formação e qualidade dos serviços prestados à população por diversas profissões na área da saúde.
Foto: Participantes de oficina nacional do programa PET-Saúde
Sobre o programa:
A atual edição do PET-Saúde: Gestão e Assistência, busca estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Da UFDPar, participam docentes e discentes vinculados aos cursos de Medicina, Psicologia e Fisioterapia, além de diversos preceptores da rede local de saúde (Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Fisioterapeutas). A UFDPar foi contemplada em edições anteriores do programa tais como: PET-SAÚDE - Rede de atenção psicossocial (RAPS) e PET-SAÚDE Interprofissionalidade.
Foto: Participantes de oficina nacional do programa PET-Saúde
O programa integra a agenda dos recursos humanos em saúde do Brasil há mais de 10 anos. Entre os objetivos está contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para formação e desenvolvimento de trabalhadores do SUS.
Conduzido nacionalmente pelo Ministério da Saúde, o PET-Saúde tem como premissa a qualificação da integração do ensino com a realidade dos serviços de saúde, aprimorando, na prática, as competências dos profissionais da saúde, dos docentes das universidades, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.