Notícias

Reitor Pro Tempore participa de reuniões da Andifes em Brasília

publicado: 23/02/2023 15h57, última modificação: 23/02/2023 18h34

O Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), professor João Paulo Macedo, esteve em Brasília para participar da 157ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Foto: Registro do Conselho Pleno com a ministra Luana Santos.

O reitor João Paulo participou na terça-feira (14/02) do encontro da Rede de Universidades Federais do Nordeste (Rene), em que foi discutido estratégias de internacionalização junto a Universidade Soka, no Japão, e junto a ONU. No turno da tarde ocorreu a abertura da reunião da Andifes, seguido dos informes do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD) sobre o orçamento. Na sequência, o Pleno recebeu a Secretária de Educação Superior, Profa. Denise Pires de Carvalho, para discutir questões relacionadas ao planejamento e ao orçamento das universidades para o ano de 2023.

Foto: Dirigentes das instituições Federais de Ensino Superior pousam para foto.

Na quarta-feira (15), o Conselho Pleno da Andifes recebeu a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, com discussões relacionadas a retomada do lugar estratégico das universidades federais no desenvolvimento da ciência brasileira, além de debates acerca da ampliação do orçamento para a pasta, e solicitações de apoio e fomento para as ações de assistência estudantil voltadas à pós-graduação. No turno da tarde, houve a apresentação dos relatórios da Comissão de Memória, Museus e Patrimônios Culturais, Artísticos e Científicos; da Comissão de Comunicação da Andifes e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (COGECOM); e do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das instituições (COPROPI).

Foto: Registro reitores das Universidades "Super-novas" com a ministra Luana Santos. Da esquerda para direita - Airton Sieben, Analy Castilho, Luana Santos, Roselma Lucchese, Airon Melo.  

“Avaliamos o evento como muito positivo e propositivo, para que possamos avançar em direção a recomposição do orçamento das IFES ainda no primeiro semestre deste ano (a expectativa é que seja a partir de março/23)”, comentou o reitor.

Foto: Registro do encontro da Rede de Universidades Federais do Nordeste (Rene).

João Paulo Macedo enfatizou ainda sobre a importância dessa participação para ampliar a rede de contatos com outros reitores, no sentido de estabelecer parcerias e troca de informações sobre boas práticas de gestão, bem como estreitar laços com os dirigentes das universidades criadas na mesma época da UFDPar, as chamadas super-novas: Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal do Norte do Tocantins, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Com informações do MCTI 

Fotos: MCTI