Notícias

Reitor participa de reunião com presidente e gestores de instituições de ensino superiores federais

publicado: 20/01/2023 15h23, última modificação: 20/01/2023 15h23

Representantes de 106 instituições de ensino superiores federais, entre eles, o reitor Alexandro Marinho da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), se reuniram nesta quinta-feira (19/01)  em Brasília, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A garantia de autonomia das universidades e realização de encontros anuais com reitores para ouvir as demandas das universidades foram as principais ações anunciadas por Lula durante a reunião. O presidente defendeu ainda que a escolha dos cursos prioritários para o país também deve ser motivo de discussão. “O Brasil não pode ser o país do mundo que tenha mais universidades para formar advogado, precisamos formar outras pessoas. Precisamos investir mais em engenharia, em médicos. Na maioria das cidades desse país, temos carência de médicos. É preciso adotar a política de levar benefício para a pessoa que mora distante, se não ela vem para a cidade e vai ser mais uma pessoa pobre inflando a pobreza nas grandes metrópoles brasileiras, que custa muito mais caro que levar o benefício até ela”, argumentou.

A reunião no Palácio do Planalto contou com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; e da Casa Civil, Rui Costa, além de representantes de órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O ministro Camilo Santana reforçou que o Ministério da Educação voltará a dialogar com todos os atores do setor e vai retomar a valorização e respeito pelo ensino superior no país. Entre os desafios, ele citou a ampliação da oferta de vagas, o combate à evasão escolar, a retomada de obras paradas e o reajuste de bolsas, entre elas as da Capes e do CNPq, que já foi autorizado pelo presidente e deve ser anunciado até o final de janeiro.


Coordenadoria de Comunicação institucional


Edição de Texto: Joanson Sousa com informações da Agencia Brasil
Fotos: Luis Fortes/MEC