Notícias

Reitor e docente de Medicina da UFDPar participam de Encontro da CAMEM em Brasília

publicado: 13/06/2024 08h59, última modificação: 13/06/2024 08h59

O reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo, e o Prof. Dr. Mauro Mendes Pinheiro Machado, tutor do Programa Mais Médicos na região da Planície Litorânea e dos Cocais e docente do curso de Medicina da UFDPar, estiveram presentes no Encontro da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM). A reunião, que acontece nos dias 12 e 13 de Junho em Brasília - DF, tem como objetivo dialogar e compartilhar experiências bem-sucedidas, além de aprimorar ações relacionadas ao desenvolvimento de cursos de medicina em instituições de ensino superior.

Foto: Prof. Dr. Mauro Mendes Pinheiro Machado e Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo

O encontro, promovido pela CAMEM, destacou a evolução dos cursos de medicina através das notas de avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e do reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Medicina da UFDPar foi destaque durante a reunião, sendo uma das cinco universidades que alcançaram a nota máxima (5) no exame entre os cursos de Medicina do programa de expansão e interiorização das escolas médicas. Essa conquista reforça a qualidade e o comprometimento da instituição em oferecer uma educação de excelência no campo da medicina.

A comissão, instituída pela Portaria nº 306 de 26 de março de 2015, é responsável por monitorar e acompanhar a implantação e a oferta satisfatória de cursos de graduação em medicina nas instituições de ensino superior do país.

A CAMEM tem por objetivo participar dos processos de avaliação dos cursos de Medicina, auxiliando nos procedimentos regulatórios e realizando visitas de avaliação in loco durante a fase de execução dos projetos de implantação dos cursos. São feitas ao menos duas visitas por semestre até a emissão do ato autorizativo dos novos cursos. Além disso, a comissão realiza visitas periódicas para acompanhamento e monitoramento dos novos cursos até a emissão do ato regulatório de reconhecimento.

Foto: Reitor João Paulo Sales Macedo na mesa do Encontro da CAMEM.

A Comissão é presidida por um representante da SESu e é composta por um grupo de docentes especialistas em educação nas profissões da saúde, convidados pela SESu, nomeados em portaria específica.

O encontro promoveu um espaço de discussão sobre as melhores práticas e os desafios enfrentados na implementação dos cursos de Medicina, com ênfase na troca de experiências entre as instituições participantes.