Notícias

Reitor da UFDPar tem capítulos em obra finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

publicado: 30/07/2024 09h40, última modificação: 30/07/2024 14h07
 

A obra "Pós-graduação em Psicologia no Brasil: percurso, panorama atual e desafios" está entre as cinco finalistas na categoria Psicologia e Psicanálise do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. Organizada pela coordenação da área de Psicologia na Capes, durante a gestão dos professores Gerson Tomanari, Acácia Angeli dos Santos e Luciana Mourão, é resultado do processo de avaliação quadrienal da CAPES em 2021 e conta com a contribuição de renomados(as) pesquisadores(as) de diversas instituições e Programas de Pós-Graduação da área de Psicologia do país.

Foto: Capa da obra finalista na categoria Psicologia e Psicanálise do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024.

O reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo, teve papel de destaque na obra, sendo coautor de dois capítulos. “Foi uma honra contribuir como coautor em dois importantes capítulos: o primeiro sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nos programas; o segundo sobre a avaliação de teses e dissertações na área de Psicologia. Na condição de docente e pesquisador do PPgPsi e de membro da comissão de avaliação quadrienal, participar de uma obra desta envergadura e importância para a Pós-graduação em Psicologia no Brasil, coloca a UFDPar e o nosso Programa em lugar de destaque na produção do conhecimento em nosso país”, afirmou João Paulo.

O professor Gerson Tomanari, um dos organizadores e atual coordenador da área na CAPES, destacou importância da obra quanto a análise crítica e reflexiva sobre o estado atual da pós-graduação em Psicologia no Brasil, e o significado de tê-la entre as finalistas: “É uma obra que muito nos orgulha, pois é fruto de um trabalho coletivo, para o qual mais de 50 autores, docentes de instituições representativas de todo o país, deram suas generosas contribuições à Pós-graduação em Psicologia durante a avaliação quadrienal 2021”.

O Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é atualmente a mais prestigiosa condecoração literária do Brasil, reconhecendo anualmente autores, capistas, ilustradores, designers gráficos, tradutores, livreiros, editoras e criadores de projetos que promovem e incentivam a leitura.

Neste ano, será introduzido o Prêmio Jabuti Acadêmico, uma nova categoria destinada a valorizar e destacar as contribuições acadêmicas, científicas e profissionais que fomentam e aceleram o progresso do conhecimento no país. A cerimônia de premiação ocorrerá no próximo dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.