Notícias
Reitor da UFDPar reúne-se com o MEC para tratar da necessidade de servidores e docentes na Universidade
O reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo, esteve nesta quarta-feira, 22, em reunião com o Coordenador-Geral de Gestão de Governança, Gestão e Empreendedorismo da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Eduardo Batista dos Santos. O encontro teve como pauta principal a solicitação de novos códigos de vagas para servidores técnico-administrativos e docentes da instituição.
Foto: Reitor da UFDPar, Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo e Coordenador-Geral de Gestão de Governança, Gestão e Empreendedorismo da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Eduardo Batista dos Santos.
Desde sua criação, em 11 de abril de 2018, a UFDPar tem enfrentado desafios estruturais para a consolidação de seu quadro funcional. Somente em 2023 foram providos os primeiros códigos de vagas para técnicos administrativos, conforme previsto na Lei de Criação da Universidade, viabilizando o lançamento do primeiro concurso público da instituição.
Durante a reunião, o reitor destacou a importância de ampliar a capacidade de atendimento da universidade, por meio da concessão de novos códigos de vagas. A medida visa não apenas fortalecer os serviços já prestados pela instituição, mas também corrigir lacunas históricas na oferta de disciplinas comuns entre os cursos de graduação, áreas ainda carentes de professores efetivos no campus. A demanda também contempla a necessidade de expansão da UFDPar, com a abertura de novos cursos.
As tratativas com o MEC têm sido constantes, reafirmando o compromisso da gestão universitária com a consolidação da UFDPar como instituição pública de ensino superior de qualidade, comprometida com o desenvolvimento regional e com a promoção do acesso à educação superior.
A administração superior da universidade segue mobilizada para garantir as condições necessárias ao pleno funcionamento de seus cursos e unidades acadêmicas, com foco na valorização dos servidores e na qualificação da formação ofertada à comunidade.