Notícias
UFDPar participa de painel sobre Popularização da Ciência e Tecnologia e Divulgação Científica na CITER
O Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Professor Dr. João Paulo Sales Macedo, participou nesta terça-feira do painel "Popularização da Ciência e Tecnologia e Divulgação Científica" na Conferência Internacional sobre Tecnologias de Energias Renováveis (CITER). O evento acontece entre os dias 3 e 5 de junho no Centro de Convenções de Teresina, Piauí.
Foto: Painel "Popularização da Ciência e Tecnologia e Divulgação Científica".
O painel, realizado no início da noite de 4 de junho, reuniu importantes nomes do cenário acadêmico e governamental para discutir estratégias e iniciativas para a promoção da ciência e tecnologia junto à sociedade. Moderado pelo Professor Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho, docente e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Universidade de São Paulo (USP), o debate contou com a participação de Washington Bandeira, Secretário de Estado da Educação do Piauí (SEDUC); Roger de Carvalho Correia Jacob, Diretor Regional do SENAI no Piauí; Juan de Aguiar Gonçalves, Coordenador do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); e Dayvid Souza Santos, Coordenador-Geral de Tecnologia Social e Economia Solidária do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Durante o painel, o Reitor João Paulo Sales Macedo destacou a importância da política de extensão da UFDPar como principal meio para democratizar a ciência. "Nós temos, através da política de extensão da UFDPar, nossa principal veia condutora do processo de democratização da ciência. Nós não podemos estar na universidade com a hiperespecialização do saber e separando o ensino, pesquisa e extensão. Hoje, nós entendemos que temos que levar a universidade extramuros, e tendo como protagonista o estudante, com o papel de popularizar o que temos feito", afirmou.
Foto: Professor João Paulo Sales Macedo durante sua fala no painel "Popularização da Ciência e Tecnologia e Divulgação Científica"
Macedo também mencionou a realização da Semana de Ciência e Tecnologia no ano anterior, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). "Fizemos uma série de ações, não somente aqui, em Teresina, mas também em Parnaíba, ao longo de um mês, com atividades de popularização da ciência, trazendo escolas para dentro da universidade, mas levando a universidade e seus laboratórios para praças públicas, junto às escolas, demais instituições, e a própria comunidade. E, ao mesmo tempo, trazendo para nós uma discussão que é muito cara, na região da APA do Delta do Parnaíba, que é a sustentabilidade e biodiversidade", relatou.
O Reitor finalizou mencionando dois outros projetos da UFDPar projetos: o BioSaber, que promove o protagonismo feminino na ciência, destacando que a ciência tem que se voltar para ações de inclusão, diversidade e pluralidade; e o Quintal Agroecológico, que trabalha com assentamentos, comunidades quilombolas e povos tradicionais, integrando saberes populares e científicos. "Esses projetos exemplificam nosso compromisso em descolonizar a ciência, articulando saberes tradicionais e científicos", concluiu.
O painel pode ser assistido, na íntegra, no canal da CITER no Youtube.
A CITER continua até hoje, dia 5 de junho, promovendo discussões sobre as tecnologias de energias renováveis e seu impacto na sociedade.