Notícias

Reitor da UFDPar participa de encontro da Andifes em Maceió

publicado: 29/05/2024 17h19, última modificação: 29/05/2024 17h29

O Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Professor Dr. João Paulo Sales Macedo, participou nos dias 28 e 29 de maio do encontro da Regional Nordeste (Rene) da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento presencial ocorreu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e foi liderado pela coordenadora da Rene, Joana Angélica Guimarães da Luz, Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Foto: Reitores, reitoras e gestores de Instituições Federais.

O objetivo da reunião, conforme a coordenação da Rene, é discutir as questões das instituições do Nordeste, buscar soluções para a crise enfrentada por todas e debater projetos de ciência, tecnologia, internacionalização e boas práticas nas universidades federais.

A programação de dois dias contou com a participação de reitores, reitoras e outros gestores das instituições envolvidas. Durante o encontro, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) apresentou a proposta de criação da Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia do Nordeste (RICTNE). A iniciativa visa fomentar a inovação dentro da estratégia de territorialização da nova indústria do Brasil.

Queremos ter uma grande plataforma de informações, dialogando com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e buscando mecanismos de financiamento. Queremos estruturar o pensamento científico da região para vencer os desafios para nosso desenvolvimento”, explicou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

Ele destacou que, para que a região aproveite as oportunidades da Nova Política Industrial, é necessário aumentar a competitividade dos estados nordestinos. “Isso só acontece melhorando a nossa infraestrutura e a educação e com inovação. E esta não se dá sem que todos os atores da região estejam envolvidos, a academia, os setores produtivos, os entes políticos, como o Consórcio Nordeste. Não haverá desenvolvimento do Nordeste se não investirmos mais do que o PIB regional”, frisou o gestor.

O encontro reforçou a importância da cooperação entre as universidades nordestinas e internacionais, promovendo iniciativas que fortalecem a educação, ciência e tecnologia na região.

Fontes: Ufal e CBN Notícias.