Notícias
Reitor da UFDPar é homenageado com a Ordem do Mérito Renascença do Piauí
Na última sexta-feira, 17 de outubro, o reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Professor Dr. João Paulo Sales Macedo, foi um dos 27 homenageados com a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, recebendo a comenda de “grande oficial”. A honraria foi entregue durante uma solenidade em comemoração ao 202° aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, realizada no Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba.
Foto: Reitor da UFDPar, Professor Dr. João Paulo Sales Macedo ao lado do Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles.
O reitor expressou sua gratidão ao ser reconhecido pelo trabalho realizado na UFDPar e destacou a importância da Universidade para o desenvolvimento da região Norte do estado. "Sinto-me muito honrado em poder representar a Universidade nessa homenagem do governador Rafael Fonteles. Isto é pelo trabalho realizado pela Universidade em reconhecimento à importância dela para o desenvolvimento aqui da região Norte do Piauí", afirmou.
A Cerimônia de Outorga da Ordem do Mérito Renascença do Piauí é uma tradição no estado, realizada em Parnaíba e Teresina, homenageando personalidades que contribuem para o crescimento do Piauí. A comenda, a mais alta distinção concedida pelo Estado, foi instituída em 1975 por Armando Madeira Basto e Arimathéa Tito Filho, dois intelectuais que se destacaram na educação e cultura piauiense.
O evento integra as comemorações do ducentésimo segundo aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, um momento histórico que ocorreu em 19 de outubro de 1822, na cidade de Parnaíba. A cerimônia celebra o papel de destaque que a cidade teve no processo de independência, reforçando seu valor histórico e cultural.
Confira, na íntegra, o emocionante discurso do reitor:
Excelentíssimo Senhor Governador,
Excelentíssimos Representantes do Legislativo Federal, Estadual e Municipal,
Excelentíssimos Secretários de Estado do Piauí,
Ilustríssimos Homenageados,
Demais autoridades presentes,
Irmãos piauienses,
Senhoras e Senhores,
Boa noite!
Ó Piauí, terra de vaqueiros, pastores e guerreiros! Quando a pátria te chama, aflita, nesses dias, nessas horas de transes fatais, sabes mostrar-te abnegado e valente.
Estas foram palavras do notável Clodoaldo Freitas, um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Piauiense de Letras, em exaltação à bravura do nosso povo!
É com essa convicção que participamos desta sublime e solene cerimônia comemorativa dos 202 anos do Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, em que ilustríssimos homenageados, homens e mulheres, de feitos exemplares e de destaque em suas áreas de atuação, mantêm com bravura, destemor e coragem a determinação de nossos ancestrais, que tanto lutaram por essas terras, de norte a sul, por liberdade e independência.
Por este reconhecimento, Senhor Governador, e por confiar a mais alta honraria do Estado do Piauí às 27 personalidades aqui homenageadas, neste espaço símbolo e atemporal denominado Porto das Barcas, presente desde a antiga Vila de São João da Parnaíba, a mais próspera da Capitania, que bradou por liberdade em 19 de outubro de 1822, o nosso muito obrigado!
Em particular, estou tomado de incontida alegria e emoção, por tudo o que este momento representa. Por um lado, o passado heroico e de luta por nossa liberdade, contra os infortúnios estruturais que represaram o nosso desenvolvimento e tomaram de sofrimento a nossa gente; por outro, a renovação do compromisso para continuarmos empenhados em efetivar as garantias democráticas, os direitos dos cidadãos e o respeito à dignidade humana, bem como superar as desigualdades regionais e sociais que ainda marcam o nosso Estado e assolam a população.
Por isso, levo no coração a determinação de trabalhar mais e mais em prol da educação, elevando o nome da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, da cidade de Parnaíba e deste estado grandioso que é o Piauí, para somar esforços e enfrentar os desafios do presente, com o ímpeto para o autodesenvolvimento, a autorrealização e a prosperidade tão aguardas, com responsabilidade humana, social e ambiental.
Receber a Medalha do Mérito da Renascença nas celebrações deste 19 de outubro, na invicta e gloriosa Parnaíba, terra de muitas grandezas, que se ergue radiosa, pujante, próspera em saber, doçura e realizações, tem um sabor ainda mais especial, nossos ilustríssimos homenageados!
Sagrada por seu povo probo e trabalhador, Parnaíba conta com ilustres personalidades que dignificaram o seu nome. Cito alguns poucos para evocar a grandeza que representam: Evandro Lins e Silva, arauto da justiça, defensor intransigente das causas justas e democráticas, guardião da honra brasileira; Chagas Rodrigues, governador do Piauí de incontáveis realizações, como Deputado Federal foi cassado por subversão e “inconveniência verbal”, fantástico homem público que trilhou sua vida pelos princípios da ética; Assis Brasil, notável escritor, de sensibilidade e lucidez incomuns, que abrilhantou a literatura parnaibana e piauiense com muitos prêmios nacionais; e o ilustríssimo João Paulo dos Reis Velloso, de expressão e legado incontáveis; além do Governador e Senador Alberto Silva, dentre tantos outros.
Sim, são homens do seu tempo, permeados das contradições de sua época, dignos dos seus feitos e valores!
A obstinada determinação do Governador Rafael Fonteles, associada a imensa capacidade de diálogo da sua equipe de Secretários, representa, sem dúvida, a nobre missão de reposicionar o nome e a imagem do Piauí, historicamente remetidos, no cenário nacional, ao esquecimento ou à representação da pobreza e do atraso, para estabelecer um novo e grandioso patamar: o da valorização e exaltação do sentimento de pertencimento e de orgulho da nossa gente, dos nossos símbolos, patrimônio, vocações e potencialidades econômicas e culturais, além de colocar o Estado do Piauí no cenário brasileiro e global.
Não tenho dúvida de que este olhar mirado para o futuro para que se realize no presente, Senhor Governador, também é o almejado e se conecta com o desejo coletivo do nosso povo, por desenvolvimento e superação das desigualdades, em busca do destino civilizatório correspondente, com democracia, que tem na educação a força vital do nosso estado e a nossa esperança!
Nessa caminhada, como todos sabem, o papel das Universidades é e tem sido fundamental, estando a ciência, a cultura e a educação irmanadas enquanto sopro de renovação e audácia para iluminar alternativas, bem como idear cenários para alcançar a condição de uma sociedade que tenha o domínio dos seus recursos materiais e humanos, com sabedoria e zelo.
A UFDPar, neste sentido, com apenas seis anos de existência, enquanto instituição autônoma, e, sobretudo, nos últimos 15 meses, sob a nossa direção, em apoio ao competente quadro de professores e servidores, tem se agigantado para assumir o lugar de farol para contribuir solidamente com o desenvolvimento econômico e social da região Norte do Piauí.
Destaco as parcerias importantes com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – do Ministro Paulo Teixeira; com o Ministério Desenvolvimento Social e de Assistência Social, Família e Combate à Fome – do Ministro e Ex-Governador Wellington Dias; e com o Ministério da Pesca e Aquicultura – do Ministro André de Paula, com ações voltadas para o combate à fome, a insegurança alimentar e a pobreza, no campo, nas cidades e entre os povos tradicionais, além da preocupação com a conservação e o patrimônio da nossa biodiversidade e população marinha.
Destaco ainda, a execução de projetos estratégicos com:
- a Secretaria de Turismo do Piauí para criação do Observatório de Inteligência Turística e a elaboração do Plano Estadual de Turismo do Estado;
- com a Secretaria de Educação do Piauí e a FAPEPI com o Curso de Especialização para a Formação de Gestores Escolares da Planície Litorânea.
- com a Secretaria de Saúde do Piauí e a FEPEPI com a renovação das atividades do ambulatório com a oferta de consultas, com 25 especialidades médicas para Parnaíba e região.
- com a INVESTE Pi e a Porto PI com estudos de implantação e do Masterplan do Porto de Luís Correia.
São projetos com os quais conseguimos captar, em 2023 e 2024, cerca de 7 milhões de reais para a UFDPar, o que reflete 1/3 do nosso orçamento discricionário anual, fora recursos repassados diretamente aos professores e pesquisadores, por meio de bolsas pela FAPEPI, para o desenvolvimento dos projetos junto à SEDUC e à SESAPI, dentre outros, além do CNPQ e CAPES.
Não paramos por aí, somos muito gratos a Emenda de Bancada trabalhada pelo Deputado Federal e Coordenador da bancada do Piauí no Congresso, Florentino Neto, adicionada a sua Emenda Individual, totalizando 4,5 milhões para a contratação dos projetos estruturais do Hospital Universitário da UFDPar. No próximo mês publicaremos a licitação para contratação de empresa que fará o projeto estrutural e complementares do HU da UFDPar.
Além de recursos do PAC, trabalhado junto ao MEC, anunciado pelo Presidente Lula, com a UFDPar contemplada com 23,3 milhões para a construção de um prédio para salas de aula e laboratórios multiúso, para consolidar os cursos atuais e viabilizar a expansão de novos cursos tão necessários a Parnaíba e região. Já estamos na fase de elaboração do projeto estrutural e complementar, para em 2025 executar a obra.
Esta é a força da nossa Universidade e da sua comunidade acadêmica, que tenho a honra de representar, Senhoras e Senhores.
Encaminho-me para o final dizendo que a grandeza da UFDPar é a sua capacidade de transformar vidas e a comunidade, por meio do conhecimento. Jamais fomos uma Universidade para privilegiados! A queremos cada vez mais comum, para nossa gente, para todos, erguendo-se mais e mais enquanto um centro de excelência.
Vejam: 67,25% dos nossos estudantes são oriundos da escola pública e 71,66% são de estudantes pretos, pardos e indígenas. Queremos ainda mais diversidade, por isso aprovamos no Conselho Universitário, a ampliação do acesso e a permanecia, por meio de cotas para pessoas Trans (travestis e transexuais), populações tradicionais, incluindo ribeirinhos, pescadores, extrativistas e egressas do sistema prisional.
Como dizia o parnaibano Chagas Rodrigues, “a luta pela democracia deve ser permanente, não se encerra nunca (...) Se faz na arena política e na busca de melhor educação, de saúde com maior qualidade para todos, enquanto instrumentos de produção de justiça e não de negação dela aos mais pobres”.
Como referi no início: Ó Piauí, terra de povo que sabes se mostrar abnegado e valente!
Concluo com o poeta, compositor e notável piauiense, Climério Ferreira, do trio dos irmãos Clodo, Climério e Clésio, de Angical do Piauí, cujos versos têm um especial significado para este momento, que tenho a honra de dividir e representar esses ilustres homenageados de muitos e muitos feitos, que se somam ao mesmo sonho!
“A construção do meu sonho
Inclui a tua presença
Leva em conta a minha terra
E a canção brasileira”
Piauí, minha terra, nossa terra, meu sonho, nosso sonho, que vive em nossos corações!
À minha família, esposa e filhos.
Aos amigos presentes e à comunidade acadêmica da UFDPar.
Senhoras e senhores, pela atenção, meu muito obrigado!