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PROTIC divulga as principais atividades realizadas no mês de novembro
A Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC), realizou neste mês de novembro avanços importantes em seus processos de aquisição em curso, tendo focado especialmente a partir da segunda metade do mês de novembro nos processos com maior chance de se concluir o mais brevemente possível tendo em vista a fixação de prazos pela PRAD UFPI para empenho relacionados a contratações, dentre eles a compra de insumos de Tecnologia e de Switches, porém sem deixar de realizar avanços paulatinos em outros 15 processos em curso. O processo relacionado ao nosso sistema acadêmico já está na Procuradoria Jurídica, com expectativa de finalização ainda em 2022, assim como outros processos, em especial na modalidade de adesão a atas de registro de preços.
Um dos processos finalizados ainda no final de outubro foi a aquisição de baterias de nobreaks, que já foram entregues e estão sendo paulatinamente instaladas em equipamentos em perfeito estado com exceção de suas baterias originais cujo vida útil se esgotou. Deste modo beneficiando nosso estoque e renovando nossa capacidade de atendimento às demandas da UFDPar. Os setores que possuírem Nobreaks com problemas (ou total ausência de equipamentos de estabilização energética) já podem solicitar a substituição/cessão de uso destes equipamentos através da Central de Serviços.
A nível de Sistemas, concluímos com sucesso a implementação do sistema do Processo Seletivo Complementar, que atendeu perfeitamente a demanda sem nenhum intercorrência, desde a candidatura do discente à migração dos dados para o sistema de Matrícula Institucional. O sistema realizou ainda a ordenação dos estudantes selecionados com base nos parâmetros informados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, a geração dos relatórios de homologação das inscrições e do resultado final.
Implementamos ainda o sistema do Processo Seletivo para o Programa Bolsa Trabalho (PBT), para apoiar o projeto da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) na seleção de novos bolsistas para atuação em diversos setores. As inscrições permanecem abertas até o dia 04 de dezembro.
A Divisão de Sistemas também realizou ajustes e atualizações dos dados dos estudantes ingressantes de graduação e pós-graduação nos sistemas “Minha Biblioteca” e na funcionalidade de impressão das “Carteirinhas do Restaurante Universitário (RU)”. E promoveu ainda a renovação dos certificados de segurança para os sistemas desenvolvidos pela UFDPar, a saber a Central de Serviços, o Sistema para seleção do PBT, SIEPEX, site da UFDPar e Central de Serviços. Desempenhou ainda suporte técnico para a realização do III Seminário Integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX) da UFDPar com a evolução de funcionalidades e customizações para adequar o site ao evento de 2022. Por fim, sistemas para a PRAE, PREX, PROGEP e Coordenadoria de Contabilidade (PRAD) foram alvo de discussões para amadurecimento dos fluxos e possibilidade de atendimento das necessidades das referidas Pró-Reitorias.
A Divisão de Datacenter e Gestão de Dados (DDGD) homologou a nova capacidade de transmissão de dados fornecida pela RNP à nossa instituição. Após a atualização de equipamentos foram realizadas ampliações da conectividade (internet) do campus através do link de transmissão fornecido pela RNP, disponibilizando salto da taxa de transmissão de 100Mbps para 1Gbps. Deste modo, com nosso link adicional de 200Mbps da operadora Oi, a UFDPar passa a dispor de taxa de transmissão combinada de 1,2Gbps dedicados. Importante frisar que os links dedicados, diferente dos links domésticos não sofrem atenuações resultantes do compartilhamento da infraestrutura, oferecendo disponibilidade total por período maior que 99,8% do tempo, incluindo as eventuais falhas. E que atualmente a UFDPar não utilizava 50% de sua taxa de transmissão instalada anteriormente e em conjunto com a Divisão de Infraestrutura e Diretoria de Infraestrutura e Sistemas, a PROTIC está debruçada agora em eliminar eventuais gargalos na rede interna e maximizar o potencial uso de seus links de dados.
A DDGD avançou ainda no processo de adesão aos serviços da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), concluindo a homologação da adesão à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe-RNP) com acesso ao serviço de armazenamento em nuvem (Filesender) disponibilizado pela própria RNP. Neste momento, está debruçada na migração dos usuários que atualmente estão vinculados à instituição UFPI. Realizou ainda no mês de novembro uma atualização na infraestrutura energética do Datacenter, alterando a configuração do cabeamento elétrico do rack principal com adição de nobreak de médio porte (2200VA) dedicado aos nossos servidores, visando oferecer maior autonomia e tolerância a falhas.
Sob a responsabilidade da Divisão de Infraestrutura, a PROTIC atendeu às demandas de suporte de toda a comunidade acadêmica, em atividades como a concessão de uso e instalação de computadores para unidades administrativas e acadêmicas da instituição, serviços relacionados a manutenção de equipamentos (computadores, notebooks, nobreaks), e serviços relacionados a Infraestrutura de Rede (conserto de pontos e cabos de rede, reparo e configuração de roteadores, manutenção da rede Wi-Fi e monitoramento de equipamentos de rede). Bem como permanece debruçada nos estudos relacionados à melhoria de nossa rede Wi-Fi.
A Coordenadoria de Infraestrutura e Sistemas, orquestradora das atividades desenvolvidas pelas divisões até aqui citadas, realizou ainda um estudo técnico para o levantamento da qualidade da rede Wi-Fi, em apoio ao trabalho da Divisão de Infraestrutura, por entender como 'ponto sensível' e fruto reiterado de reclamações de nossos usuários, de modo a municiar os estudos da referida Divisão para melhorias. Além de realizar o desenvolvimento de manuais internos ao setor para ampliação da gestão do conhecimento dos serviços.
Já no tocante à Comunicação, a Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) realizou um trabalho intensivo de elaboração de estratégias de ampliação do alcance de suas ações junto à comunidade acadêmica, em especial aos discentes, apresentando através das mídias sociais informações relacionadas a assistência estudantil, o retorno às aulas, as matrículas institucionais, os processos seletivos, o funcionamento da instituição, a divulgação de eventos, entre outras temáticas relevantes, com foco na linguagem e em imagens objetivas, utilizando o uso da ferramenta de vídeos curtos do Instagram (reels).
No processo de implantação do novo site da UFDPar a CCI concluiu a migração do fluxo de disponibilização de informações para o atual portal institucional, intensificando a construção das páginas da PREX, PROPOPI, PRAE, PREUNI, CCI e Reitoria. Deste modo, não mais se faz necessária a busca de qualquer informação nova diretamente no site antigo (na subpágina do portal da UFPI), tendo em vista que todas as novas demandas estão sendo postadas já no novo Portal. Para isso, foram adotados padrões objetivos e uma interface interativa, facilitando o acesso às informações na principal ferramenta de comunicação institucional.
Em paralelo, a CCI intensificou sua atuação de interação com os mais diversos canais da imprensa sobre as novidades institucionais, ampliando a rede de contatos com os meios de comunicações estaduais e regionais para o alcance de um maior número de pessoas. Estas ações já surtiram resultados significativos referente à veiculação das notícias sobre “Cota regional da UFDPar” e o “Processo Seletivo Complementar”. Bem como a cobertura de eventos internos, a exemplo das Colações de Grau, que voltaram para o formato presencial na quadra esportiva, e do III SIEPEX efetivando a integração do ensino, pesquisa e extensão da instituição.
Por fim, a CCI também intensificou o volume e a qualidade de suas reuniões internas para retrospectiva das ações imediatamente anteriores, alinhamento das próximas ações a curto prazo e planejamento das ações futuras. A título de ilustração, foram alvo de discussões e evoluções o Guia de Comunicação Institucional, o Manual de Redação interno, a Linha editorial interna, a idealização da campanha 'SISU 2023-1', e a montagem de materiais fotográficos para o uso em campanhas institucionais (volta às aulas, Acesso ao RU, retorno do uso obrigatório do uso de máscaras).
A nível de gestão a PROTIC avançou ainda na construção do plano de modernização e Transformação Digital da UFDPar e na construção dos fluxos dos processos (BPMN) da PROTIC, bem como nos primeiros desenhos relacionados aos fluxos de processos do sistema SUPER.gov.br na UFDPar. Projeto este que entra no mês de Dezembro efetivamente em regime de 'Projeto Piloto', com alguns tipos de processos devendo tramitar via novo sistema de acordo com o Planejamento do Projeto em fase final de elaboração. E paulatinamente tende a substituir o módulo de Protocolo dos sistemas SIG UFPI. O planejamento de aquisições futuras, negociações constantes com os setores, órgãos do governo e outras instituições federais de ensino visando compliance e oportunidade de soluções inovadoras dentro do contexto atual, bem como a extração de informações estratégicas para apoio a decisão dos gestores e consecução dos objetivos diversos das Pró-Reitorias que necessitam de informações são outras ações que demandaram grandes esforços neste mês de novembro.
Para o mês de Dezembro, esta PROTIC pretende finalizar todas as ações de aquisição em curso possíveis, aproximar ao máximo a independência da UFDPar no tocante à infraestrutura da UFPI (com destaque para os serviços de autenticação na rede e na rede CAFe) e finalizar os diagnósticos relacionados aos problemas relatados envolvendo a rede cabeada e Wi-Fi.