Notícias

Projetos da UFDPar ganham reconhecimento internacional e conquistam selo da ONU

publicado: 11/04/2025 10h29, última modificação: 11/04/2025 10h56

 

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) recebeu recentemente o Selo de Iniciativa de Impacto Acadêmico da Organização das Nações Unidas (UNAI) para dois de seus projetos de pesquisa e extensão, que têm impacto não apenas no Brasil, mas também em comunidades internacionais. Os projetos Quintais Agroecológicos e Monitoramento do Desembarque Pesqueiro no Piauí foram reconhecidos por sua contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, com foco em temas como erradicação da pobreza, sustentabilidade e preservação ambiental.

A certificação da ONU posiciona a UFDPar como um hub global para a implementação dos ODS, firmando um compromisso com práticas inovadoras voltadas ao enfrentamento de desafios como a pobreza, a desigualdade de gênero e a preservação do meio ambiente — temas centrais da Agenda 2030.

Criada em 2010, a UNAI reúne mais de 1.700 universidades ao redor do mundo, com o objetivo de promover educação de qualidade, cidadania global e responsabilidade social. Ao aderir a essa rede global em fevereiro de 2025, a UFDPar compromete-se a implementar práticas que busquem soluções inovadoras para desafios contemporâneos, como a redução da pobreza, a promoção da igualdade de gênero e a preservação ambiental.

 

Projetos da UFDPar em Destaque:

O projeto Quintais Agroecológicos, coordenado pelo professor Josenildo Souza, do curso de Engenharia de Pesca e Pós-Doutor em Bioeconomia da Produção Aquicultura, foi um dos destaques. Ele atende a 16 dos 17 ODS, com ênfase no ODS 1 (Erradicação da pobreza) e ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável). Entre as ações do projeto estão: obtenção de fomento, produção de alimentos, desenvolvimento de tecnologias, agricultura sustentável, combate à fome, turismo comunitário, profissionalização e qualificação, igualdade de gênero, geração de energias limpas, recuperação de nascentes e reflorestamento. O projeto também firmou parcerias com ministérios como o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o da Pesca e Aquicultura (MPA), além de instituições de ensino superior e escolas agrotécnicas.

 

As iniciativas do Quintais Agroecológicos não se limitam ao Brasil. O projeto também promove intercâmbio internacional com países de língua portuguesa, como Angola e Moçambique, que buscam replicar as soluções de sustentabilidade em suas comunidades. Esse intercâmbio é um exemplo claro de como práticas locais podem ser adaptadas e aplicadas em diferentes contextos, gerando impacto global.

 

 Foto: Professor Josenildo Souza.

Josenildo comemorou a conquista da certificação: Essas ações solidificaram nossa proposta e nos levaram a conquistar o selo da ONU. Agradeço muito às comunidades com as quais trabalhamos; sem elas, o selo não seria possível. A UFDPar ganha muito com isso”, concluiu.

 Já o projeto de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro no Piauí, coordenado pelo professor Cezar Fernandes, Doutor em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, utiliza dados coletados por pescadores locais para monitorar a sustentabilidade da pesca no estado. O projeto trabalha com os ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 14 (Vida na água), utilizando um modelo "Pescador Pesquisador", no qual a academia interage com pescadores que coletam dados, enquanto os pesquisadores da universidade supervisionam e avaliam essas informações antes de inseri-las no sistema do Ministério da Pesca, além de alimentar um banco de informações global, contribuindo para estudos ambientais em escala internacional. A coleta de dados permite criar políticas públicas para a preservação das espécies marinhas e garantir a sustentabilidade das comunidades pesqueiras.

 

 Fotografia: Professor Cezar Fernandes.

Cezar Fernandes destacou a importância do projeto: “Este projeto demonstra o papel da universidade, dos nossos laboratórios, alunos e pesquisadores na sociedade, e em uma escala global. Ele possibilita o desenvolvimento de novas atividades e parcerias, ampliando o impacto da nossa instituição na sustentabilidade e na preservação ambiental”, afirmou.

 O projeto de monitoramento pesqueiro é um exemplo claro de como a ciência acadêmica pode transcender fronteiras e contribuir para um futuro mais sustentável. Com impacto global, a UFDPar se posiciona como um agente transformador na pesquisa ambiental e pesqueira, desempenhando um papel vital na preservação dos recursos naturais e na promoção de práticas sustentáveis.

A conquista do selo da ONU coloca a UFDPar como protagonista em iniciativas de pesquisa e extensão com impacto global. A Assessoria Internacional da Reitoria da UFDPar foi fundamental para a inscrição dos projetos no programa da ONU, trabalhando em parceria com outros setores da universidade para garantir o reconhecimento dessas iniciativas.

Fotografia: Assessor para Assuntos Internacionais da UFDPar, Helder Oliveira Cavalcanti, 

O assessor para Assuntos Internacionais da UFDPar, professor Helder Oliveira Cavalcanti, também falou sobre a importância da integração dos projetos aos ODS que integram a Agenda 2030: “É importante que nós tenhamos atenção a essa agenda e aos impactos positivos que ela pode causar no mundo. Portanto, é de fundamental importância esse reconhecimento para o processo de integração e para colocar a UFDPar no mapa da agenda de preocupações globais”, avaliou.

Com o selo da ONU, a UFDPar não só valida o trabalho de seus pesquisadores e alunos, mas também reforça seu compromisso com um futuro mais sustentável, onde a pesquisa acadêmica desempenha um papel vital na promoção de soluções para os grandes desafios do século XXI. A Universidade, com suas ações e parcerias internacionais, se posiciona como um agente de transformação no cenário global.

registrado em: