Notícias

UFDPar desenvolve projetos de pesquisa sobre arbovírus e algas marinhas

publicado: 16/02/2023 10h07, última modificação: 16/02/2023 12h06

A pesquisadora Anna Carolina Toledo da Cunha Pereira, professora do curso de Biomedicina e orientadora do Mestrado em Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), atualmente desenvolve dois projetos de pesquisa. Um deles, intitulado “Análise/Identificação molecular de Dengue vírus e outros arbovírus e prevalência de polimorfismos genéticos em pacientes em Parnaíba no Estado do Piauí”. O enfoque do trabalho é realizar a análise de genes relacionados ao sistema imune e avaliar pequenos polimorfismos que seriam mutações pontuais no gene para saber se existem variações genéticas, assim, observando se existem indivíduos mais predispostos a desenvolver a dengue e metanálises realizadas com esta temática.

O outro, intitulado “Avaliação dos potenciais antimicrobianos e antioxidantes de biomoléculas extraídas de algas marinhas.” Teve como finalidade extrair o polissacarídeo Ulvana de algas marinhas e servir como base de estudo para testar a atividade antiviral do herpesvírus labial.

As ações dos projetos são realizadas na universidade e contam com a contribuição das discentes de mestrados, Fyama Araújo da Silva, Alessandro Luiz Araújo Bentes Leal e Maria Syndel Caroline Ribeiro Franco, aluna da graduação, Bianca Silva Cunha (PIBIC) além da colaboração dos professores Dr. Gustavo Portela Ferreira e Dra. Durcilene Alves da Silva.

Os principais resultados esperados da pesquisa compreendem a contribuição na análise genética do perfil do piauiense, desses polimorfismos genéticos, quanto a suscetibilidade e resistência a essas arboviroses e no conhecimento da relação parasita-hospedeiro além do estudo de potenciais antivirais das moléculas de algas encontradas no nosso litoral. Assim espera-se que o trabalho realizado na instituição tenha aplicação para ajudar as pessoas, de forma que a ciência básica possa ser futuramente aplicada.

Texto e edição: Eduarda Ferreira — PROPOPI