Notícias
Professor da UFDPar integra equipe de projeto internacional aprovado em edital da AUGM e Intendência de Montevideo
O professor André Riani Costa Perinotto, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), integra a equipe de um dos projetos aprovados no edital internacional “Proyectos de Investigación en Destinos Turísticos Inteligentes – Innovación para un turismo sostenible, inclusivo y basado en la tecnología”, promovido pela Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) em parceria com a Intendência de Montevideo (Uruguai).
O projeto, intitulado “A pesquisa aplicada a partir da Informação em Turismo e o papel dos Observatórios Acadêmicos de Turismo”, tem como objetivo analisar e sistematizar indicadores de gestão de destinos turísticos, fortalecendo os observatórios acadêmicos como ferramentas de inteligência para a tomada de decisão baseada em evidências.
A iniciativa do projeto reúne pesquisadores de diferentes instituições da América Latina: a Universidade Federal do Paraná (UFPR) – instituição coordenadora; Universidad de la República (UdelaR – Uruguai); Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
O financiamento internacional, em dólar e sem bolsa, será aplicado em atividades de pesquisa, cooperação acadêmica, eventos científicos e disseminação de conhecimento aplicado em destinos turísticos inteligentes, com resultados previstos em publicações nacionais e internacionais.
Segundo o professor André Riani Costa Perinotto, a aprovação fortalece a presença internacional da UFDPar: “A participação neste projeto fortalece o papel da UFDPar na rede de observatórios de turismo e evidencia nossa contribuição para a produção científica aplicada em turismo e hospitalidade”, disse o professor.
A Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) é uma rede de cooperação universitária que reúne 40 universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Criada em 1991, a AUGM promove a integração regional por meio da pesquisa científica, inovação tecnológica, formação de recursos humanos e mobilidade acadêmica. Seus programas fomentam a internacionalização e o fortalecimento de capacidades compartilhadas entre universidades latino-americanas.