Notícias
Primeira edição da CITER é marcada pela assinatura da Carta do Piauí
De 3 a 5 de junho, o Centro de Convenções de Teresina sediou a primeira edição da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER). O evento reuniu especialistas, legisladores e representantes do setor público e privado para discutir a regulamentação do hidrogênio como fonte de energia limpa, com um enfoque especial no Marco Legal do Hidrogênio.
Foto: Abertura da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER).
O reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Professor Doutor João Paulo Sales Macedo, teve uma participação ativa na conferência. No primeiro dia, o professor participou de uma reunião significativa com diversas lideranças e representantes do setor de pesquisa e inovação. Estiveram presentes o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evendro Alberto; o superintendente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), João Xavier da Cruz Neto; e o superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Antônio Vinícius Oliveira, além de representantes e pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Foto: Reunião com o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera.
A reunião foi descrita como bastante produtiva pelo Reitor, que destacou as demandas do Piauí e o potencial das instituições locais no campo da pesquisa e inovação. Ele ressaltou a importância da proposta da UFDPar para a infraestrutura de pesquisa na região. Celso Pansera abordou o trabalho da Finep em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), enfatizando os esforços para diminuir as assimetrias regionais no desenvolvimento científico e tecnológico do país.
No dia 4 de junho, o governador Rafael Fonteles e representantes de 21 instituições públicas e privadas, incluindo o reitor da UFDPar, assinaram a Carta do Piauí. O documento destaca o papel crucial das energias renováveis no combate às mudanças climáticas e a importância vital de uma transição energética global responsável, justa e sustentável. A carta estabelece um compromisso com a promoção e desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis, com foco no hidrogênio verde.
Foto: Reitor João Paulo Sales Macedo assinando a Carta do Piauí.
“Temos uma correalização de 21 instituições que se reuniram neste memorando de entendimento para realizar a CITER. Essa carta fala justamente da importância dessa união para a aprovação de regulamentação voltada para as energias limpas”, afirmou Ana Paula Moura, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima).
O evento, que prosseguiu até o dia 5 de junho, demonstrou o potencial do Piauí para a produção do combustível do futuro. As condições diferenciadas encontradas no território piauiense já são reconhecidas por investidores de várias partes do mundo, reforçando a importância da CITER como uma vitrine para essas oportunidades.