Notícias

Prevenção de lesões musculoesqueléticas em trabalhadores é tema de pesquisa na UFDPar

publicado: 18/10/2022 14h50, última modificação: 18/10/2022 14h50

 

A docente e pesquisadora Dra. Nívia Cecília Kruta de Araújo coordena um projeto intitulado “Análise do perfil sociodemográfico, psicossocial e das condições de saúde dos trabalhadores de uma universidade pública” que objetiva investigar queixas e sintomas musculoesqueléticos nos trabalhadores, presença de incapacidade relacionada a lombalgia, analisar o nível de atividade física, assim como, verificar a relação entre esse nível e as queixas relatadas. Além disso, o estudo pretende examinar a questão psicossocial, como o estresse vai influenciar nas lesões musculoesqueléticas, verificar o nível de dependência ao álcool e a nicotina, conhecer a capacidade de trabalho e analisar a qualidade de vida sob a percepção dos trabalhadores.

A equipe do projeto é composta pela professora Dra. Tatiana de Oliveira Sato, da Universidade Federal de São Carlos, e pelos discentes Elidia Keila Oliveira Portela e Gleydistone Araujo Dos Santos, ambos do curso de Fisioterapia.

O mecanismo do projeto consiste em aplicar questionários on-line já validados para a língua portuguesa, que são amplamente utilizados tanto a nível internacional como nacional. Por exemplo, Escala de Estresse no Trabalho (EET); Nível de atividade física (IPAQ); Roland-Morris (incapacidade lombar); Questionário Nórdico (sintomas musculoesqueléticos); Índice de capacidade para o Trabalho (ICT); Questionário de Tolerância de Fagerström (QTF). Os discentes já trabalharam anteriormente com a professora em outras pesquisas, portanto, estão aptos a aplicarem novamente os instrumentos, ampliando a pesquisa para trabalhadores de outros municípios do estado do Piauí.

Para mais informações:

E-mail: niviakruta@ufpi.edu.br

Lattes

Texto e edição: Amanda Victória - PROPOPI