Notícias
Presidente Lula e a Andifes debatem questões prioritárias das Universidades Federais
Na noite de 11 de abril, a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Durante mais de duas horas, acompanhados pelos ministros Camilo Santana (Educação) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), discutiram diversos pontos cruciais para as universidades federais.
No Palácio do Planalto, a Andifes leva as demandas das universidades federais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Crédito: Ricardo Stukert – Presidência da República
Entre os temas destacados, está o agendamento de uma reunião entre Andifes, Ministério da Educação (MEC) e a área econômica do Governo para tratar do orçamento das universidades federais, cuja data ainda será definida. Além disso, foi acordada a busca por valorização da carreira dos servidores técnicos e docentes, em parceria com os sindicatos.
A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), enfatizou a urgência da recomposição do orçamento ainda para este ano, bem como a necessidade de um financiamento crescente e permanente das instituições, fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.
Outras demandas abordadas incluíram a valorização dos servidores técnicos-administrativos e docentes, assistência estudantil e a transformação dos CEFET-RJ e CEFET-MG em universidades tecnológicas. Também foi ressaltada a importância da autonomia das universidades federais, seguindo exemplos como o das universidades de São Paulo.
Encontro da Andifes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto
Crédito: Ricardo Stukert – Presidência da República
Outros pontos discutidos foram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Universidades, a importância da democracia para o avanço do Brasil e a ampliação das rádios e TVs universitárias, em colaboração com a Secretaria de Comunicação (SECOM/PR) e EBC.
A vice-presidente da Andifes, reitora Lucia Pellanda (UFCSPA), destacou o papel das universidades federais no desenvolvimento do país, no combate à fome e à propagação de fake news.
O vice-presidente da Andifes, reitor Valder Steffen (UFU), expressou sua satisfação com a receptividade do presidente Lula às demandas das universidades federais, reconhecendo o compromisso com a ciência, tecnologia e inovação. O reitor ressaltou a abertura para discussão de todas as pautas e o comprometimento com os estudantes e a juventude brasileira.
Além dos representantes da Andifes, estiveram presentes no encontro a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, o secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Alexandre Brasil, o secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Griza, e a secretária-executiva da Andifes, Lívia Leite.
Fonte: Andifes