Notícias
Preceptores devem atender demandas dos estágios no Curso de Fisioterapia

A baixa quantidade de oferta de vagas de estágios obrigatórios no curso de Fisioterapia, deve ser minimizada ainda no período 2022.2, através da concessão de bolsas à Fisioterapeutas que atuarão como Preceptores para acompanhar os acadêmicos nas atividades de estágios, que serão desenvolvidas na Clínica escola de Fisioterapia da UFDPar e em outras instituições conveniadas a Universidade. É a primeira vez que a UFDPar realiza esse tipo de processo, por se tratar de uma circunstância excepcional. Assim, foi necessário estabelecer uma parceria ainda maior entre a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e o Curso, bem como muito estudo sobre as possibilidades legais de adoção dessa prática na universidade pública, revela a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Eugênia Gadelha.
A UFDPar sempre buscou e busca atender as necessidades dos alunos. No caso específico do curso de Fisioterapia esse problema foi gerado em decorrência de uma série de fatores acumulados ao longo dos últimos semestres, somados ao contexto da Pandemia ocasionada pela Covid-19, assim, ainda segundo Ruceline Lins, Coordenadora de Estágios da UFDPar, “o quantitativo de alunos para realizar estágio, é maior do que a quantidade de vagas ofertadas e além disso, não só dependemos da disponibilidade de vagas mas também há necessidade de profissionais especializados que possam acompanhar o estagiário, nesse caso docentes orientadores vinculados à UFDPar e preceptores que irão supervisionar as ações realizadas pelos estagiários nos diversos espaços”, explicou.
Além dessa solução, a Coordenação de Estágio Obrigatório do Curso, juntamente com a Coordenadoria de Estágios da UFDPar, conseguiu ampliar, nos últimos semestres, o número de vagas ofertadas nos diversos estágios, previstos no Projeto Pedagógico do Curso e para isso foram necessárias várias reuniões para planejamento dessa oferta e também encontros com os discentes que ainda estão pendentes em estágio.
De acordo com o cronograma apresentado no Edital 01/2023 da PREG, que trata do Processo Seletivo Simplificado de Preceptores, os profissionais iniciarão suas atividades de preceptoria nesta quinta-feira (23/02).
Coordenadoria de Comunicação Institucional
Edição de Texto: Joanson Sousa