Notícias

PRAE promove acolhida de alunos Indígenas e Quilombolas na UFDPar

publicado: 19/04/2024 14h40, última modificação: 19/04/2024 14h41

Na tarde de quinta-feira, 18/04, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) promoveu uma calorosa acolhida para nove alunos indígenas e quilombolas que integram o corpo discente da instituição.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Gilvana Pessoa de Oliveira, e membros da equipe de apoio como Alexsandro Souza dos Santos (Pedagogo), Anna Clara Fontes Vieira (Odontóloga), Josias de Souza Santos (Pedagogo), Maria dos Remédios da Conceição Ferreira (Psicóloga), Naiara Deanne da Silva Góes Maia (Coordenadora de Assistência Estudantil), Patrícia Xavier Chaves (Chefe da Divisão de Atenção à Saúde), Matheus Vieira dos Santos (Assistente em administração) e Renata Alves Albuquerque (Assistente em administração). Além disso, estiveram presentes o Reitor João Paulo Macedo e o Vice-reitor Vicente Borges.

Durante o encontro, Gilvana Pessoa compartilhou os desafios enfrentados para identificar esses alunos, destacando os esforços da PRAE em localizá-los nos cadastros de matrícula, nos registros de cotistas indígenas e quilombolas, bem como em bases de dados do Ministério da Educação. Ela enfatizou ainda a importância de outros alunos que possam se identificar como membros dessas comunidades entrarem em contato com a PRAE.

João Paulo Macedo, Reitor da UFDPar, dirigiu-se aos estudantes com palavras de congratulação e reconhecimento: "Quero parabenizá-los primeiramente pelo ingresso na Universidade, pois, para nós, é uma satisfação enorme, principalmente porque possibilita que a nossa Universidade cumpra sua missão institucional, com o compromisso do acesso e permanência na universidade."

Macedo também ressaltou o protagonismo dos estudantes e suas contribuições para a vida universitária: "É interessante também destacar a importância do protagonismo destes estudantes, dos discursos e atividades realizadas por eles para enriquecer o debate e contribuir para a formação da vida universitária. A diversidade de grupos de pesquisa, estudos e atividades extracurriculares que temos hoje na UFDPar demonstra o potencial da nossa universidade como um espaço aberto para diferentes perspectivas e iniciativas.", comentou.

O Vice-reitor Vicente Borges expressou suas expectativas em relação aos alunos: "O que nós esperamos é que vocês construam, juntos aos demais colegas, a identidade da nossa universidade. A marca atual da nossa instituição é a diversidade, acolher a todos. Nós temos o papel de fazer com que vocês sintam, de fato, que a universidade acolhe e apoia vocês em todos os aspectos."

A jornada de estudantes indígenas e quilombolas nas universidades brasileiras é permeada por desafios que vão além das salas de aula. Enfrentando barreiras históricas e estruturais, esses alunos lutam não apenas pela conquista do conhecimento acadêmico, mas também pela superação de preconceitos enraizados na sociedade. Durante a acolhida, os estudantes fizeram relatos emocionantes sobre suas origens e desafios que enfrentaram até alcançarem o Ensino Superior.

Bianca Stefani, indígena da etnia Tikuna e discente do curso de Biomedicina, compartilhou sua experiência e enfatizou a importância de sua identidade cultural: "Quando entrei na universidade, colegas pediram para que eu escondesse minha origem. Mas, se eu tiver vergonha de quem eu realmente sou, como as outras pessoas irão me respeitar? Eu nunca esconderia que sou indígena, mostro minha identidade em minhas redes sociais", relatou a estudante.

Gilvana Pessoa aproveitou o momento para anunciar a criação de uma comissão interdisciplinar de acompanhamento para os alunos indígenas e quilombolas, incentivando-os a sugerir nomes para compor essa comissão. O evento proporcionou aos alunos a oportunidade de se conhecerem e de tomarem conhecimento de serviços de acesso e permanência na universidade para divulgarem em suas comunidades de origem.

Estudantes da UFDPar que desejam se identificar como pertencentes a etnias indígenas ou comunidades quilombolas podem entrar em contato com a PRAE através do e-mail prae.cae@ufdpar.edu.br.

registrado em: