Notícias

PRAD destaca comprometimento dos setores no Planejamento de Contratações Anuais

publicado: 05/05/2023 16h41, última modificação: 05/05/2023 16h41

 

Para aperfeiçoar a governança e a gestão de contratos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), na maximização dos resultados institucionais e no uso racional dos recursos públicos, a Pró-reitora de Administração (PRAD) realizou em conjunto com os setores da UFDPar o Planejamento de Contratações Anuais (PCA) utilizando a ferramenta PGC-2024 disponibilizada pelo Ministério da Economia.

As previsões de demandas para o ano de 2024 enviadas pelos setores requisitantes e aprovadas pela autoridade competente estão publicadas no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

Durante o primeiro trimestre deste ano a Divisão de Programação de Compras Anuais (DPCA), em cumprimento do Decreto 10.947/2022, realizou um trabalho de orientação e sensibilização para a importância do PCA para a Instituição, utilizando uma campanha institucional nas mídias sociais da UFDPar para a utilização do PGC-2024, com o slogan: Sem planejamento não tem compras!

A chefe da DPCA, Roberta Freitas, destacou o comprometimento dos setores requisitantes na elaboração dos Documentos de Formalização de Demanda e a relevância do planejamento anual: “Um Planejamento de Contratações Anuais bem elaborado é de grande relevância, impactando na forma ordenada de prioridades, na maximização dos resultados institucionais e no uso racional dos recursos públicos.” Evidenciou.
O Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) é uma ferramenta informatizada integrante da Plataforma do Sistema integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg), disponibilizada pelo Ministério da Economia, para elaboração e acompanhamento do Planejamento de Contratações Anuais (PCA) pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, consolidando, desta forma, todas as previsões de contratações para realização no exercício subsequente, acompanhadas dos respectivos Estudos preliminares e Gerenciamento de riscos.

Com a elaboração do PCA, os órgãos e entidades da Administração Pública aperfeiçoarão a governança e a gestão de suas contratações, possibilitando a maximização dos resultados institucionais e o uso racional dos recursos públicos. Além disso, o Planejamento de Contratação Anual possibilitará a articulação do planejamento das contratações com a proposta orçamentária; a aderência das contratações com o planejamento estratégico da organização; bem como o uso estratégico das compras públicas, dentre outros.

Foto: setores recebendo o selo de participação do planejamento.

Foto: setores recebendo o selo de participação do planejamento.

Foto: setores recebendo o selo de participação do planejamento.

Foto: setores recebendo o selo de participação do planejamento.

registrado em: