Notícias

Notas dos programas de pós-graduação da UFDPar melhora conceito em avaliação da CAPES

publicado: 13/09/2022 18h25, última modificação: 05/06/2023 08h26


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou no dia 12 de setembro a avaliação dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu. Os números divulgados referem-se à análise dos anos 2017 a 2020. Nesse período, a pós-graduação na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) obteve um aumento de conceito em todos os seus programas.

Dos cinco programas avaliados, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) foi o melhor avaliado da UFDPar, recebendo o conceito 5. Os Programa de Pós-Graduação em: Artes, Patrimônio e Museologia (PPGAPM); Ciências Biomédicas (PPGCBM); em Psicologia (PPGPsi) e em Saúde da Família (PROFSAÚDE) obtiveram nota 4.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Daniel Vasconcelos, destacou o avanço: “foi um excelente resultado obtido pela Universidade na avaliação da CAPES, com um progresso de 100% dos programas de Pós-Graduação em suas notas, demonstrando a dedicação do corpo docente, discente e demais envolvidos com a Pós-Graduação na UFDPar, juntamente com o apoio institucional por meio dos diferentes editais.”


A aferição da CAPES faz parte do processo de avaliação periódica dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Ela avalia a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado. É a partir dos conceitos atribuídos por ela que os programas obtêm a renovação do reconhecimento para continuar em funcionamento no período subsequente.


Coordenadoria de Comunicação Institucional