Notícias
Por Dentro da UFDPar: Conheça a LAFISM - Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde da Mulher
Com um trabalho consistente, inovador e voltado para o cuidado integral da saúde da mulher, a Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde da Mulher (LAFISM) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) tem ganhado visibilidade local e nacional. Coordenada pela professora e fisioterapeuta Sávia Dias, a Liga nasceu da motivação de estudantes e da vontade de resgatar iniciativas já existentes, adaptando-as às novas diretrizes institucionais da universidade.
A história da LAFISM começa em meio à transição da UFPI para a UFDPar. Segundo a professora Sávia, a proposta surgiu em 2019, quando duas estudantes demonstraram interesse em reativar uma antiga liga da área. Como o processo de transição institucional estava em andamento, a ideia evoluiu para a criação de uma nova Liga já nos moldes da UFDPar. O cadastro oficial foi realizado em 2023, após todo o trâmite de regulamentação junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREX).
Desde então, a LAFISM vem desenvolvendo ações que articulam ensino, pesquisa e extensão – os pilares do fazer universitário. A Liga estreou com o projeto de extensão Mulher em Movimento: Corpo Consciente, seguido pelo atual projeto Acolhendo o Gestar: Fisioterapia na atenção materno infantil, aprovado para 2025. Ambas as iniciativas têm como foco principal a promoção da saúde materno infantil e o fortalecimento do autocuidado e da autonomia corporal.
No campo do ensino, a LAFISM realizou cursos sobre anatomia feminina, higiene íntima e educação sexual – voltados tanto para os membros da Liga quanto para a comunidade acadêmica e externa. Uma das ações mais emblemáticas foi o Papo Calcinha, realizado em escolas como o Liceu Parnaibano e o Colégio Nossa Senhora das Graças, levando informações de forma acessível a estudantes do ensino médio.
Foto: Papo Calcinha, realizado no Liceu Parnaibano.
Foto: Papo Calcinha, realizado no Colégio Nossa Senhora das Graças.
Já na pesquisa, a Liga se destacou com um estudo desenvolvido no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), com mais de 400 parturientes. A pesquisa investigou intervenções fisioterapêuticas no trabalho de parto e resultou na criação de protocolos operacionais padrão utilizados pela equipe do hospital. Os resultados foram apresentados em reunião científica e publicados em periódicos nacionais, com destaque em instituições como o Conselho de Profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e a Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM).
Na extensão, além dos cursos, a LAFISM tem promovido eventos criativos e acolhedores. Entre eles, o Café com Aroma de Mulher – realizado tanto na comunidade da Rancharia quanto no campus universitário – criou um espaço seguro de escuta, conversa e educação sobre temas como sexualidade e incontinência urinária. Outro destaque foi o evento Quero Ver Geral Mexer a Pelve, inspirado em uma música popular entre profissionais da área pélvica, com atividades voltadas para mobilidade e consciência corporal.
Foto: Dia da Mulher na Praia de Atalaia, em parceria com o CRAS do Bairro João XVIII e Barraca Carlitus.
A Liga também mantém parcerias institucionais com a PRAE, PROGEP e o HEDA, além de colaborações externas como com o grupo Acolher, que presta acolhimento a pacientes oncológicas. Nessas ações, são realizados debates e orientações sobre sexualidade durante o tratamento do câncer, com participação de profissionais da saúde e das próprias pacientes e acompanhantes.
Foto: Evento "Saúde da mulher, sexualidade e o tratamento do Câncer", no Hospital Marques Bastos.
A partir de maio, a LAFISM inicia um novo projeto de extensão, com foco na atenção fisioterapêutica materno infantil. A iniciativa utilizará as salas de amamentação da UFDPar, possibilitando atendimentos individuais e em grupo com gestantes e puérperas. As ações incluirão orientações sobre posturas, cuidados com a amamentação e uso de técnicas fisioterapêuticas como bandagens e laser, quando indicadas.
Foto: Folder no projeto "Acolhendo o Gestar: Fisioterapia na atenção materno infantil".
Com criatividade, sensibilidade e um olhar inclusivo, a LAFISM tem um compromisso com todas as pessoas que gestam, amamentam ou se identificam com o universo da saúde da mulher – independentemente de gênero. A LAFISM é, portanto, mais que uma Liga Acadêmica: é um espaço de cuidado, escuta, ciência e transformação social dentro e fora da UFDPar.