Notícias
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFDPar anuncia registro de software para gestão de benefícios estudantis no INPI
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPOPI) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) comemora o registro de um dos seus primeiros programas de computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A aplicação web, denominada “SISBE” (Sistema de Benefícios Estudantis), foi desenvolvida pela equipe da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) com o objetivo de simplificar e otimizar o processo de inscrição e análise socioeconômica de alunos para a concessão de benefícios estudantis.
Foto: Página inicial do “SISBE”, desenvolvido pela equipe da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC).
O SISBE oferece uma solução eficiente para a gestão das informações dos alunos inscritos em cada edital, proporcionando uma análise detalhada e precisa sobre os possíveis beneficiários. A plataforma possui módulos específicos tanto para alunos quanto para funcionários. Os estudantes têm à disposição funcionalidades para visualização de editais, realização de inscrições e acompanhamento do status de suas solicitações. Já os funcionários dispõem de ferramentas que aceleram a análise socioeconômica, organizam as inscrições por categorias e identificam a vulnerabilidade socioeconômica dos alunos.
Foto: Da esquerda para a direita: Everaldo Barbosa, Reitor João Paulo Macedo, Erickson Rodrigues, P´ró-Reitor Silmar Teixeira e Gabriel Gonzalez.
Desenvolvido pela equipe da PROTIC e entregue à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) em março deste ano, o SISBE transformou a maneira como os benefícios estudantis são geridos na universidade. A equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema inclui os analistas de Tecnologia da Informação Erickson Rodrigues da Silva e Everaldo Barbosa da Silva Júnior, o Coordenador de Sistemas Gabriel Gonzalez Magalhães, o Diretor de Sistemas e Infraestrutura de TIC, Eduilson Lívio Neves da Costa Carneiro, e o Pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Silmar da Silva Teixeira.
O registro no INPI representa um avanço para a UFDPar, evidenciando o compromisso da instituição com a inovação tecnológica e a melhoria contínua dos processos administrativos voltados ao suporte estudantil. Com a implementação do SISBE, nota-se uma maior transparência e eficiência na concessão de benefícios, contribuindo para a inclusão e o suporte aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A UFDPar reforça, assim, seu papel como um agente transformador na vida dos seus estudantes, oferecendo ferramentas que visam melhorar a qualidade da educação e o suporte oferecido à comunidade acadêmica.
Você pode acessar o SISBE aqui.