Notícias
Novo espaço de convivência da UFDPar é tema de estudo
Um dos mais recentes cartões postais da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), o novo espaço de convivência localizado ao lado da quadra de esportes do Campus Ministro Reis Velloso, foi tema de uma pesquisa apresentada em julho de 2024. O trabalho de conclusão de curso, realizado pelo estudante Glauber Leão, do décimo período de Psicologia, analisou as percepções dos alunos sobre o local revitalizado.
Intitulado “Psicologia Ambiental: Novas Percepções dos Alunos diante ao Novo Espaço da UFDPAR”, o estudo investigou como a revitalização da área, conhecida como “Nova Praça”, influenciou a percepção e a frequência dos estudantes. A pesquisa revelou que a reestruturação do espaço motivou os alunos a frequentarem o local, promovendo uma relação complexa e majoritariamente benéfica.
Para o orientador do trabalho, professor Sávio Cardoso Teles Monteiro, Doutor em Filosofia, a pesquisa destaca a importância psicossocial do espaço para os discentes. "O trabalho reconhece a importância psicossocial do espaço para os discentes e a cultura expressada pela arte como ferramenta de saúde mental", afirmou. A banca avaliadora do trabalho contou com a participação dos professores Guilherme Prado, da UFDPar, e Dr. Gustavo Massola, da Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa também ressaltou a importância de ações institucionais que relembrem a história interna da Universidade, contribuindo para futuras iniciativas da instituição. Em consonância com esta perspectiva, a gestão superior da UFDPar já anunciou a entrega de um novo espaço de convivência para o início do próximo semestre letivo.
A expectativa é que as mudanças promovam um novo ponto de interação para a comunidade acadêmica, contribuindo para um ambiente universitário mais acolhedor e integrado. Segundo a administração da UFDPar, a iniciativa reflete o compromisso da instituição em oferecer melhores condições de uso dos espaços comuns, incentivando a socialização e o bem-estar de todos os seus membros. O projeto de revitalização está sendo executado pela equipe da Prefeitura Universitária (PREUNI).