Notícias

Nota de repúdio a qualquer manifestação de assédio, importunação e violência contra as mulheres

publicado: 27/07/2023 14h01, última modificação: 27/07/2023 15h07

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba vem a público repudiar toda e qualquer manifestação de assédio, importunação e violência contra as mulheres. A democracia, a ética, a integridade, o respeito, a construção de conhecimentos socialmente referenciados e a ampliação da liberdade são valores que alimentam o espírito universitário e que não se coadunam e toleram a coexistência de práticas de desrespeito e assédio em nosso ambiente acadêmico.

A UFPDar, consciente de que é fundamental enfrentar práticas de opressão, como machismo, o sexismo, misoginia, racismo, lbgtfobia e transfobia na construção de uma sociedade mais justa, está tratando o caso ocorrido ontem (26/07) com responsabilidade e o cuidado que exige-se. Desde a tarde de ontem, temos acompanhado a situação com a prestação da assistência necessária, e assumimos o compromisso para que os fatos sejam elucidados, com as devidas responsabilizações cabíveis. Além disso, nossa gestão se compromete a contribuir para promover campanhas de conscientização sobre violências de gênero e raciais dentro e fora do ambiente acadêmico, contribuindo com a cultura da paz, além de aprimorar rotinas relacionadas à segurança no campus e nos espaços fora de sede.

Reiteramos ainda a importância de denunciar situações de assédio, importunação ou violência sofridas em qualquer ambiente, por meio dos canais que a universidade dispõe, como a Ouvidoria, pois é através de denúncias que se torna possível coibir tais atos.

Assédio Sexual é crime!