Notícias
Neuropatia periférica diabética é tema de estudo na UFDPar
O docente e pesquisador Dr. Vinicius Saura Cardoso, lotado no curso de Fisioterapia, atualmente desenvolve um projeto de pesquisa na UFDPar intitulado “Análise do equilíbrio estático em indivíduos com diabetes mellitus e neuropatia periférica diabética classificados conforme a estratificação de risco do pé diabético” a neuropatia ela modifica o sistema proprioceptivo do equilíbrio aumentando assim o risco de queda e consequentemente o risco de fraturas o que é umas das maiores incidências nos idosos, principalmente do colo do fêmur, úmero dentre outros, o objetivo do trabalho é identificar essas alterações, apesar dela ser bem relatada na literatura ainda não se sabe como esse mecanismo funciona em termos de modificações, de adaptações, compreendendo esse mecanismo vamos conseguir incluir na fisioterapia treinamentos para que possamos evitar essas quedas mesmo em pacientes com neuropatia periférica diabética.
Esse projeto tem uma parceria com a Western Michigan University dos EUA e faz parte de um projeto maior que compreende o laboratório dos pés insensíveis onde ocorre os atendimentos dos pacientes diabéticos, todo paciente diabético precisa ter o pé avaliado pelo menos uma vez por ano para tentar identificar o risco de ferida e consequentemente evitar amputação precocemente.
A pesquisa conta com a colaboração dos docentes internos da UFDPar, Dr. Baldomero Kato, Dra. Alessandra Tanuri e Dr. Cristiano Sales (in memorian), além da contribuição das discentes de mestrado Rayana Fontenele e Fernanda Melo, alunas de graduação, Lorena Veloso (PIBIC) e Ana Carolina Barros (FAPEPI) além dos alunos de TCC e colaboradora externa a MsC. Rebeca Rocha.
O principal resultado identificado foi que, não só os pacientes com neuropatia diabética, mas os pacientes com diabetes onde a neuropatia não é detectada apresenta uma alteração de equilíbrio. O trabalho está em vias de publicação dos resultados.
Texto: Narjara Dídimo - PROPOPI