Notícias
Levantamento busca aprimorar infraestrutura da internet sem fio no Campus
A pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) realizou um levantamento sobre qualidade da Rede Wireless no Campus da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), com o intuito de identificar a intensidade do sinal nos espaços da instituição, principalmente nas áreas em que o sinal ainda pode ser amplificado.
Através do aplicativo “WiFi Analyzer” foram detectados os pontos de acesso, classificando a força do sinal e analisando as redes sem fio. Nos blocos estudados foi possível marcar o ponto da coleta, por meio do aplicativo, contendo resultados necessários para o aprimoramento da infraestrutura wireless presente no Campus da Universidade.
Comparando as redes verificadas, as áreas de administração, coordenação e gabinetes dos docentes apresentam bom sinal em mais de 50% de extensão, visto que necessitam de um funcionamento efetivo para conduzir a instituição. Outros setores indicam sinal médio em 35,7% e as áreas mais antigas 13,6% com sinal ruim.
Alguns fatores influenciam a interferência de sinal, como a distância de uma rede, um aumento no volume de pessoas usando o mesmo access point, árvores altas que estiverem entre os dispositivos, diminuindo a velocidade de transmissão dos dados de um prédio para o outro a partir de uma rede local sem fio. Justificando assim os setores do Ginásio Esportivo, Restaurante Universitário, e salas do Setor Leste com diminuição no sinal de Wi-Fi.
A finalização dos diagnósticos relacionados aos problemas envolvendo a rede Wi-Fi inclui uma proposta de ampliação para a melhoria nos ambientes analisados, e fortalece a conectividade que já vem sendo aperfeiçoada junto com os avanços adquiridos para a comunidade acadêmica.
Coordenadoria de Comunicação Institucional.
Edição de texto: Lara Beatriz Fernandes