Notícias

Lançado informativo com dados inéditos sobre como e com que idade as pessoas surdas piauienses adquirem a Libras

publicado: 23/12/2022 16h38, última modificação: 23/12/2022 16h38

O Grupo de Estudos Avançados em Linguagem, Comunicação e Saúde (GEALCS) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), liderado pelo professor do curso de biologia, Anderson Almeida Silva, doutor em Linguística, lançaram um folder informativo com dados inéditos sobre como e com que idade as pessoas surdas piauienses começam a ter contato com a libras.

O lançamento aconteceu na tarde última quarta-feira (21/12) no auditório leste do Campus da UFDPar e contou com a presença de Daniele Varella, coordenadora de ACS da Prefeitura de Parnaíba; Francisco Obed de Albuquerque Vasconcelos, coordenador da Atenção Básica da Prefeitura de Parnaíba; Lindalva Nascimento, presidente da Associação de Pais e Amigos de Surdos de Parnaíba (APAS); o professor Anderson Almeida; a Ginecologista, Edilene; alunos e a comunidade surda da região. 

A ação faz parte de um planejamento de divulgação dos resultados da pesquisa sobre a negligência linguística nas políticas de saúde para pessoas surdas. Que busca também a distribuição dos folders impressos com o apoio da APAS e da médica ginecologista Edilene Teixeira; e a realização de palestras em cursos de medicina e fonoaudiologia.

O folder informativo elaborado pelos alunos do GEALCS, está disponível no link abaixo, o mesmo traz informações de como a pesquisa foi realizada, recomendações, os resultados em gráficos e conclusões do trabalho.


Baixe folder aqui!

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents