Notícias

Iniciativa da Secom e do MEC leva tema da integridade da informação para Programa de Educação Tutorial

publicado: 24/07/2024 14h36, última modificação: 24/07/2024 14h36

A integridade da informação será o foco de 10 novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), em uma iniciativa pioneira realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI).

Esses grupos terão como metas principais explorar as complexidades do ecossistema informacional digital, promover o intercâmbio de conhecimento e desenvolver estratégias para a proteção desse ecossistema. O objetivo é combater a desinformação e promover a educação midiática. Serão abordados temas como saúde pública, mudanças climáticas, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes.

A criação desses grupos resulta da colaboração entre a SPDIGI/Secom e a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC. Os grupos serão formados por estudantes de instituições de ensino superior (IES), sob a orientação de docentes, e os participantes receberão bolsas de iniciação científica, dedicando-se integralmente às atividades do PET.

Foto: MEC

EDITAL ABERTO – As instituições interessadas em participar devem submeter suas propostas entre 17 de julho e 1º de agosto, por meio de um portal administrado pela Universidade Federal do Tocantins, que estará acessível apenas a partir do início do período de inscrições.

Segundo o edital, os novos grupos devem contribuir com a política de diversidade nas instituições de ensino superior, promovendo ações afirmativas que defendam a equidade socioeconômica, educacional, territorial, étnico-racial e de gênero. Eles também devem aprofundar a formação de jovens universitários como pesquisadores e extensionistas, promovendo uma intervenção qualificada em diversos contextos sociais, especialmente nas universidades e comunidades populares. Além disso, é esperado que desenvolvam atividades acadêmicas de alta qualidade e excelência, através de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

ESPECIFICAÇÕES – Podem apresentar propostas as instituições públicas que não tenham pendências com a União. Para aquelas que já participam do PET, não deve haver irregularidades no Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial (SIGPET). Cada instituição poderá submeter até duas propostas, sendo descartadas as demais inseridas por pessoas não autorizadas.

As propostas devem estar alinhadas ao Projeto Pedagógico dos Cursos e das IES, bem como às políticas de extensão e ações voltadas para a redução da evasão e aumento do sucesso acadêmico na graduação. Serão aceitas propostas de grupos PET com abordagem interdisciplinar, na mesma área de conhecimento ou vinculadas a cursos específicos.

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/editais

Fonte: Secretaria de Comunicação Social